Já foram divulgadas as datas da edição de 2021 da FLIP que ocorre na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro

A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) confirmou as datas da sua 19ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia, o evento literário acontecerá no final do ano, de 27 de novembro a 5 de dezembro e a Flipinha – parte educativa da festa voltada à literatura infantil – de 22 a 27 de novembro.

Através de um breve comunicado, a equipe da FLIP revelou que ainda está a estudar diversos formatos híbridos entre o presencial e o online, e que divulgará mais novidades em breve.

“As vacinas já são uma realidade no Brasil, mas 2021 segue sendo um ano de desafios. Por isso, a Flip estuda com parcimônia as possibilidades para que a Festa deste ano dialogue de maneira orgânica com as principais questões do tempo presente, tanto do ponto de vista das experiências dos espectadores quanto da programação e homenagem, que começarão a ser anunciadas em breve” – Mauro Munhoz, Diretor Artístico da Flip

Em suma, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é um festival literário lançado no ano de 2003 e realizado pela Associação Casa Azul. Acontece anualmente na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro Atualmente, é um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. O financiamento é assegurado por um sistema de patrocinadores e é conduzido pela organização sem fins lucrativos Associação Casa Azul.

Além de palestras, também são realizadas discussões, oficinas literárias e eventos paralelos para crianças (Flipinha) e jovens (Flipzona). O sucesso mundial desde o seu ano de fundação deve-se, principalmente, ao envolvimento e participação ativa de autores de vários países reconhecidos internacionalmente.

A idealizadora desta iniciativa foi a editora inglesa Liz Calder, da Bloomsbury, que morou no Brasil e agenciou diversos autores brasileiros, sendo que a sua base partiu do modelo usado no festival literário de Hay-on-Wye, no Reino Unido. O festival é associado com outros semelhantes, tais como o Festival Internacional de Autores, em Toronto, Canadá, e o Festivaletteratura Mantova em Itália, para mostrar a interculturalidade na literatura.

Aceda ao site oficial da FLIP e fique for dentro de tudo:
https://www.flip.org.br/

Foto: Divulgação

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top