Eventos Literários

Já foram divulgadas as datas da edição de 2021 da FLIP que ocorre na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro

A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) confirmou as datas da sua 19ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia, o evento literário acontecerá no final do ano, de 27 de novembro a 5 de dezembro e a Flipinha – parte educativa da festa voltada à literatura infantil – de 22 a 27 de novembro.

Através de um breve comunicado, a equipe da FLIP revelou que ainda está a estudar diversos formatos híbridos entre o presencial e o online, e que divulgará mais novidades em breve.

“As vacinas já são uma realidade no Brasil, mas 2021 segue sendo um ano de desafios. Por isso, a Flip estuda com parcimônia as possibilidades para que a Festa deste ano dialogue de maneira orgânica com as principais questões do tempo presente, tanto do ponto de vista das experiências dos espectadores quanto da programação e homenagem, que começarão a ser anunciadas em breve” – Mauro Munhoz, Diretor Artístico da Flip

Em suma, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é um festival literário lançado no ano de 2003 e realizado pela Associação Casa Azul. Acontece anualmente na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro Atualmente, é um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. O financiamento é assegurado por um sistema de patrocinadores e é conduzido pela organização sem fins lucrativos Associação Casa Azul.

Além de palestras, também são realizadas discussões, oficinas literárias e eventos paralelos para crianças (Flipinha) e jovens (Flipzona). O sucesso mundial desde o seu ano de fundação deve-se, principalmente, ao envolvimento e participação ativa de autores de vários países reconhecidos internacionalmente.

A idealizadora desta iniciativa foi a editora inglesa Liz Calder, da Bloomsbury, que morou no Brasil e agenciou diversos autores brasileiros, sendo que a sua base partiu do modelo usado no festival literário de Hay-on-Wye, no Reino Unido. O festival é associado com outros semelhantes, tais como o Festival Internacional de Autores, em Toronto, Canadá, e o Festivaletteratura Mantova em Itália, para mostrar a interculturalidade na literatura.

Aceda ao site oficial da FLIP e fique for dentro de tudo:
https://www.flip.org.br/

Foto: Divulgação

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *