Cursos Literários

Inspirado na obra-prima de Virginia Woolf, a 16 de junho, vem aí mais um “Dalloway Day at Night”

Com a chancela da Embaixada Britânica no Brasil, está a chegar mais um “Dalloway Day at Night”, o dia para celebrar a vida e a obra de Virginia Woolf, uma das mais influentes autoras britânicas de todos os tempos.

A iniciativa vai juntar, no próximo dia 16 de junho, a The School of Life e a Editora Nós, a partir das 19 horas (horário de Brasília), através da plataforma Zoom e as inscrições já podem ser realizadas aqui.

Este ano, o foco vai estar centrado nos ensaios da escritora inglesa e a condução da reunião estará a cargo de Ana Carolina Mesquita, tradutora, editora e doutora em Teoria Literária, e de Simone Paulino, diretora da Nós e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada.

“Como dizia Virginia Woolf, nada na vida se compara a uma festa. Então, dentro dos limites que a pandemia permite e sem deixar de refletir sobre tudo o que estamos vivendo e precisa ser melhorado ao nosso redor, vamos fazer a nossa celebração.” – Jackie de Botton, diretora e sócia-fundadora da The School of Life.

Criado há quatro anos pela Royal Society of Literature, o Dalloway Day carrega o nome de um dos romances mais famosos de Virginia, “Mrs. Dalloway”, cuja publicação original é de 1925, sendo que na narrativa, a partir da festa da personagem Clarissa, organizada em uma “quarta-feira no meio de junho”, celebra-se a vida e todos os seus reveses.

Foto: Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu em Londres a 25 de janeiro de 1882, filha de Sir Leslie Stephen, escritor e historiador ilustre da Inglaterra vitoriana. Desde cedo ligada a grupos de intelectuais, Virginia Woolf casou, em 1912, com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances “Mrs Dalloway” (1925), “Orlando” (1928) e “As Ondas” (1931), assim como o ensaio “Um Quarto que Seja Seu” (1929). Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se a 28 de março de 1941, em Lewes.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Diários”, de Virginia Woolf (Relógio D’Água, site da editora):
https://relogiodagua.pt/produto/diarios-2/
“Rumo ao Farol”, de Virginia Woolf (Relógio D’Água, site da editora):
https://relogiodagua.pt/produto/rumo-ao-farol/
“Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (Livros do Brasil, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mrs-dalloway-virginia-woolf/16066983
“Um Quarto Só para Si”, de Virginia Woolf (Relógio D’Água, site da editora):
https://relogiodagua.pt/produto/um-quarto-so-para-si/

Leitores residentes no Brasil:
“Diários”, de Virginia Woolf (Editora Nós, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/os-diarios-de-virginia-woolf-volume-1-1915-1919-1-ed-2021/artigo/4b83744c-3614-4482-90bc-a39e710823b8
“Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (Penguin-Companhia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/mrs-dalloway-1-ed-2017/artigo/3c12d6c4-9c43-4d72-b0aa-c144d85174c5
“Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf (Tordesilhas, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/um-teto-todo-seu-1-ed-2014/artigo/58680f6e-4d22-4eb7-9cbf-1798594f1b88

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *