Notícias

“Grand Hotel Europa” promete ser uma reflexão sobre a identidade europeia em forma de romance

O que é ser europeu? Possivelmente, Ilja Leonard Pfeijffer, poeta e romancista holandês, fez essa pergunta para si mesmo, antes de começar a construir este romance que está a ser um sucesso editorial e que despertará em nós essa vontade de descobrir mais sobre a herança que carregamos a vários níveis como europeus.

“É um romance impressionante, que atrai o leitor, entusiasma, irrita, diverte e, por fim, o deixa maravilhado. Com um estilo rico e sumptuoso, é construído com múltiplos registos e várias histórias, interligadas sem esforço aparente. […] Com Grand Hotel Europa, Ilja Leonard Pfeijffer realizou a pretensão do seu alter ego: “com os melhores meios e materiais do passado, erigir um monumento para a atualidade.” — Do relatório do júri do Prémio Libris 2019

Fonte: Livros do Brasil

Nesta narrativa, que na edição portuguesa, editada pela Livros do Brasil, possui 568 páginas, com tradução de Maria Leonor Raven, temos um escritor que se aloja no ilustre e decadente Grand Hotel Europa. Na bagagem, ele traz os destroços da sua relação com Clio, com quem vivera não só uma esplendorosa história de amor em Veneza, mas também uma emocionante cruzada em busca da última pintura de Caravaggio.

Ao mesmo tempo em que confia à memória e à escrita a cura para a sua desolação, deixa-se atrair pelo charme e pelos mistérios daquele hotel e das fascinantes personagens que o habitam. 

“Grand Hotel Europa” é um magistral romance de reflexão sobre o nosso continente, sobre o peso da História e da herança cultural que o tornam um magnífico museu a céu aberto irresistível para o turismo de massas, antecipando a partir deste retrato os desafios gigantescos que se antevêem para o futuro.

Com esta história de múltiplas camadas, que se lê avidamente, Ilja Leonard Pfeijffer quis criar o grande romance europeu da atualidade.

Foto: Ilja Leonard Pfeijffer por Marc Brester

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Ilja Leonard Pfeijffer é, atualmente, um dos mais celebrados autores holandeses, com mais de quatro dezenas de obras publicadas, entre poesia, romance, contos, ensaio, peças de teatro, antologias, traduções ou estudos científicos. Paralelamente, colabora como colunista em diversas publicações e realiza documentários. Nasceu em Rijswijk, perto de Haia, em 1968, e vive desde 2008 na cidade de Génova, em Itália.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Grand Hotel Europa”, de Ilja Leonard Pfeijffer (Livros do Brasil, Wook):
https://www.wook.pt/livro/grand-hotel-europa-ilja-leonard-pfeijffer/24575280

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *