Literatura & Cinema

Filme baseado em romance de José Saramago será exibido na RTP 2 neste mês de junho

A adaptação para o cinema por George Sluizer, realizador holandês, do romance homónimo de José Saramago editado originalmente em 1986, “A Jangada de Pedra”, será exibido a 19 de Junho na RTP2, pelas 23 horas.

Fonte: Porto Editora

Após a ocorrência de um tremor de terra, que nenhum sismógrafo registou, abre-se uma fenda enorme ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica separa-se do continente europeu e parte à deriva no Atlântico, como uma gigantesca jangada de pedra. Por esse motivo, portugueses e espanhóis acabam por ver o seu quotidiano abalado por essa nova realidade.

Contudo, antes do sucedido surgem sinais: Joana traça uma linha no chão que ninguém consegue apagar; o pescador Joaquim lança uma enorme pedra ao mar que desafia a gravidade e não se afunda; um bando de estorninhos acompanha José para todo o lado; num canto perdido de Espanha, Pedro é o único que sente a terra a tremer e da mão de Maria escapa-se um novelo que jamais termina. 

Assim sendo, três homens, duas mulheres e um cão que o ocaso reuniu…ou talvez o destino, veem-se à deriva numa longa e imprevisível viagem.

Em suma, os acontecimentos parecem ter apenas uma finalidade: fazer com que as pessoas se encontrem, desvendando pelo caminho inesperados enigmas.

Foto: José Saramago por João Ribeiro

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Jangada de Pedra”, de José Saramago (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-jangada-de-pedra-jose-saramago/16393940

Leitores residentes no Brasil:
“A Jangada de Pedra”, de José Saramago (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-jangada-de-pedra-2-ed-2020/artigo/71a83a64-a483-4b55-908a-07e02b5708ce

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *