Entrevista com Cátia Vieira, do blog “Books Turn You On”

A Cátia Vieira é uma jovem que, desde a sua infância, convive com as letras, as palavras, as páginas, as capas e tudo aquilo que só os livros podem proporcionar. A sua vida como uma leitora assídua e diversificada começou, curiosamente, ao atingir a maioridade. Foi, justamente, nesse ponto de viragem para a sua fase adulta que descobriu o seu amor por Albert Camus. Ainda assim, o autor que não sai do seu coração é Henry Miller. Conheçam melhor esta blogger e bookstagrammer portuguesa que, aos 25 anos, tem a literatura como a sua verdadeira paixão!

\”Explicar como me tornei leitora é um pouco difícil, porque os livros fazem parte da minha vida desde a minha infância. Porém, foi a partir dos 18 anos que a leitura se tornou num hábito diário. Com essa idade, apaixonei-me por Albert Camus.\” — Cátia Vieira

SEL – Na tua família, tens alguém que goste de ler?
Cátia Vieira –
Sim, muitas pessoas na minha família gostam de ler. Aliás, os meus pais sempre incentivaram a minha paixão pela leitura. Recordo-me de ter algumas dificuldades económicas, na minha infância, mas quando pedia um livro aos meus pais, lembro-me do meu pai dizer: Se é para livros, sim! Atualmente, eu e o meu irmão somos leitores assíduos.

SEL – Lembraste de qual foi o primeiro livro que leste, na íntegra?
Cátia Vieira –
Não me consigo recordar de um título em particular, mas sei que li imensos da coleção “Uma Aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, quando era pequena.

SEL – Quando é que percebeste que este gosto pela leitura era algo sério?
Cátia Vieira –
No primeiro ano da faculdade, ingressei no curso Línguas Aplicadas, mas sentia-me muito infeliz e insatisfeita com as unidades curriculares. Eu adorava literatura, mas nunca me ocorreu seguir um curso na área. Durante esse meu primeiro ano, vi o filme “Dead Poets Society” e tornou-se tudo muito claro: iria mudar de curso e enveredar pela área literária. Foi, nesse momento, que compreendi que a leitura era mais do que um hobby, do que um mero prazer. Era a minha verdadeira paixão.

SEL – Tens algum género literário, algum(a) autor(a) favorito(a)?
Cátia Vieira –
Sim, o meu género literário favorito é, sem sombra de dúvida, o romance. O meu autor preferido é o Henry Miller.

SEL – Na tua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecias e te arrebatou completamente?
Cátia Vieira –
Sim, e felizmente acontece imensas vezes. Recentemente, fiquei completamente arrebatada com Érico Veríssimo, depois de ler “Olhai os Lírios do Campo”.

SEL – Quando estás a ler um livro, qual é a característica que faz com que não largues a história?
Cátia Vieira –
Acho que depende de muitos factores, mas se tivesse de escolher um, diria, talvez, a profundidade e a mestria com que as personagens são exploradas e desenvolvidas.

SEL – Como marcas as citações que te marcam num livro? Com post-its. sublinhas a lápis, anotas num caderno?
Cátia Vieira –
Sublinho, mas nem sempre a lápis!

\”Eu não leio e-books porque o livro físico é importantíssimo para a minha experiência de leitura. Ainda assim, acho que o aumento de produção de e-books é muito positivo. Compreendo as vantagens do digital, contudo, na minha opinião, o mais importante é ler.\” — Cátia Vieira

SEL – Já pensaste, alguma vez, em ser escritora?
Cátia Vieira –
Sim, talvez seja inevitável gostar tanto de literatura e não me imaginar a criar algo, um dia.

SEL – Se sim, tens alguma ideias em mente?
Cátia Vieira –
Algumas, mas prefiro não partilhar.

\”O blog surgiu a partir do meu bookstagram – um instagram dedicado a livros – chamado @Booksturnyouon. Devido à natureza dessa rede social, sentia que as minhas críticas aos livros eram limitadas. A mancha gráfica na descrição poderia assustar alguns seguidores. Então, decidi criar um blog para poder aprofundar mais as minhas opiniões sobre os livros que leio.\” — Cátia Vieira

SEL – Para ti, qual é a característica essencial que alguém que queira ser blogger deve ter?
Cátia Vieira – Eu diria consistência. Penso que sermos consistentes nas publicações e na frequência com que publicamos talvez seja o mais difícil de conseguir. É um compromisso.

SEL – Na tua opinião, o que é mais difícil para quem quer iniciar este caminho?
Cátia Vieira – Acho que será o crescimento da própria comunidade. Requer, sem dúvida, muito tempo e muito esforço.

\”Costumo comentar com os meus seguidores, a minha evolução, frequentemente, porque é absolutamente gritante. Não só comecei a ler muito mais após a criação do blog, como comecei a ler muito mais em inglês e a diversificar nos géneros literários. Olhando em retrospectiva, penso que, antes do blog, era uma leitora um pouco mais elitista.\” — Cátia Vieira

SEL – Conheces algum livro que possas indicar que esteja relacionado com a criação de blogs que possa ser útil a quem gosta da blogosfera?
Cátia Vieira –
Não conheço.

SEL – O que gostarias de ter sabido antes de começar esta aventura?
Cátia Vieira –
Gostaria de ter sabido que ser blogger e bookstagrammer me faria muito feliz e me conectaria a muitos leitores incríveis. Talvez assim, não tivesse duvidado tanto das minhas capacidades antes de criar o blog e o bookstagram.

\”Planeio tudo com muita antecedência. Tiro fotografias sempre que posso, porque sei que há períodos em que não terei oportunidade. Vou também escrevendo as publicações quando tenho alguma disponibilidade e guardo nos rascunhos.\” — Cátia Vieira

SEL – Como lidas com os comentários negativos?
Cátia Vieira –
Talvez, o mundo dos livros seja mais pacífico e mais autêntico. Graças a isso, não tendo a receber comentários negativos. Por vezes, os meus seguidores discordam das minhas opiniões relativamente aos livros, mas isso é normal. Isso é bom. São sempre educados o que até proporciona uma troca de ideias maravilhosa.

SEL – Qual é a tua opinião em relação às parcerias com autores e/ou editoras?
Cátia Vieira –
Acho que são fundamentais. Enquanto blogger e bookstagrammer, vou divulgando as minhas leituras o que poderá levar os meus seguidores a comprarem livros recomendados por mim. Penso que se o autor ou a editora me enviarem gratuitamente o exemplar é uma parceria que beneficiará ambas as partes.

Foto: Cátia Vieira/Divulgação

Deixo, abaixo, os links para as redes sociais da Cátia Vieira:
Blog Books Turn You On: https://booksturnyouon.wordpress.com
Página de Facebook do blog (Books Turn You On): https://www.facebook.com/booksturnyouon/
Instagram do blog: https://www.instagram.com/booksturnyouon/

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top