Blogosfera Literária

Entrevista com Cátia Vieira, do blog “Books Turn You On”

A Cátia Vieira é uma jovem que, desde a sua infância, convive com as letras, as palavras, as páginas, as capas e tudo aquilo que só os livros podem proporcionar. A sua vida como uma leitora assídua e diversificada começou, curiosamente, ao atingir a maioridade. Foi, justamente, nesse ponto de viragem para a sua fase adulta que descobriu o seu amor por Albert Camus. Ainda assim, o autor que não sai do seu coração é Henry Miller. Conheçam melhor esta blogger e bookstagrammer portuguesa que, aos 25 anos, tem a literatura como a sua verdadeira paixão!

Explicar como me tornei leitora é um pouco difícil, porque os livros fazem parte da minha vida desde a minha infância. Porém, foi a partir dos 18 anos que a leitura se tornou num hábito diário. Com essa idade, apaixonei-me por Albert Camus.” — Cátia Vieira

SEL – Na tua família, tens alguém que goste de ler?
Cátia Vieira –
Sim, muitas pessoas na minha família gostam de ler. Aliás, os meus pais sempre incentivaram a minha paixão pela leitura. Recordo-me de ter algumas dificuldades económicas, na minha infância, mas quando pedia um livro aos meus pais, lembro-me do meu pai dizer: Se é para livros, sim! Atualmente, eu e o meu irmão somos leitores assíduos.

SEL – Lembraste de qual foi o primeiro livro que leste, na íntegra?
Cátia Vieira –
Não me consigo recordar de um título em particular, mas sei que li imensos da coleção “Uma Aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, quando era pequena.

SEL – Quando é que percebeste que este gosto pela leitura era algo sério?
Cátia Vieira –
No primeiro ano da faculdade, ingressei no curso Línguas Aplicadas, mas sentia-me muito infeliz e insatisfeita com as unidades curriculares. Eu adorava literatura, mas nunca me ocorreu seguir um curso na área. Durante esse meu primeiro ano, vi o filme “Dead Poets Society” e tornou-se tudo muito claro: iria mudar de curso e enveredar pela área literária. Foi, nesse momento, que compreendi que a leitura era mais do que um hobby, do que um mero prazer. Era a minha verdadeira paixão.

SEL – Tens algum género literário, algum(a) autor(a) favorito(a)?
Cátia Vieira –
Sim, o meu género literário favorito é, sem sombra de dúvida, o romance. O meu autor preferido é o Henry Miller.

SEL – Na tua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecias e te arrebatou completamente?
Cátia Vieira –
Sim, e felizmente acontece imensas vezes. Recentemente, fiquei completamente arrebatada com Érico Veríssimo, depois de ler “Olhai os Lírios do Campo”.

SEL – Quando estás a ler um livro, qual é a característica que faz com que não largues a história?
Cátia Vieira –
Acho que depende de muitos factores, mas se tivesse de escolher um, diria, talvez, a profundidade e a mestria com que as personagens são exploradas e desenvolvidas.

SEL – Como marcas as citações que te marcam num livro? Com post-its. sublinhas a lápis, anotas num caderno?
Cátia Vieira –
Sublinho, mas nem sempre a lápis!

“Eu não leio e-books porque o livro físico é importantíssimo para a minha experiência de leitura. Ainda assim, acho que o aumento de produção de e-books é muito positivo. Compreendo as vantagens do digital, contudo, na minha opinião, o mais importante é ler.” — Cátia Vieira

SEL – Já pensaste, alguma vez, em ser escritora?
Cátia Vieira –
Sim, talvez seja inevitável gostar tanto de literatura e não me imaginar a criar algo, um dia.

SEL – Se sim, tens alguma ideias em mente?
Cátia Vieira –
Algumas, mas prefiro não partilhar.

“O blog surgiu a partir do meu bookstagram – um instagram dedicado a livros – chamado @Booksturnyouon. Devido à natureza dessa rede social, sentia que as minhas críticas aos livros eram limitadas. A mancha gráfica na descrição poderia assustar alguns seguidores. Então, decidi criar um blog para poder aprofundar mais as minhas opiniões sobre os livros que leio.” — Cátia Vieira

SEL – Para ti, qual é a característica essencial que alguém que queira ser blogger deve ter?
Cátia Vieira – Eu diria consistência. Penso que sermos consistentes nas publicações e na frequência com que publicamos talvez seja o mais difícil de conseguir. É um compromisso.

SEL – Na tua opinião, o que é mais difícil para quem quer iniciar este caminho?
Cátia Vieira – Acho que será o crescimento da própria comunidade. Requer, sem dúvida, muito tempo e muito esforço.

“Costumo comentar com os meus seguidores, a minha evolução, frequentemente, porque é absolutamente gritante. Não só comecei a ler muito mais após a criação do blog, como comecei a ler muito mais em inglês e a diversificar nos géneros literários. Olhando em retrospectiva, penso que, antes do blog, era uma leitora um pouco mais elitista.” — Cátia Vieira

SEL – Conheces algum livro que possas indicar que esteja relacionado com a criação de blogs que possa ser útil a quem gosta da blogosfera?
Cátia Vieira –
Não conheço.

SEL – O que gostarias de ter sabido antes de começar esta aventura?
Cátia Vieira –
Gostaria de ter sabido que ser blogger e bookstagrammer me faria muito feliz e me conectaria a muitos leitores incríveis. Talvez assim, não tivesse duvidado tanto das minhas capacidades antes de criar o blog e o bookstagram.

“Planeio tudo com muita antecedência. Tiro fotografias sempre que posso, porque sei que há períodos em que não terei oportunidade. Vou também escrevendo as publicações quando tenho alguma disponibilidade e guardo nos rascunhos.” — Cátia Vieira

SEL – Como lidas com os comentários negativos?
Cátia Vieira –
Talvez, o mundo dos livros seja mais pacífico e mais autêntico. Graças a isso, não tendo a receber comentários negativos. Por vezes, os meus seguidores discordam das minhas opiniões relativamente aos livros, mas isso é normal. Isso é bom. São sempre educados o que até proporciona uma troca de ideias maravilhosa.

SEL – Qual é a tua opinião em relação às parcerias com autores e/ou editoras?
Cátia Vieira –
Acho que são fundamentais. Enquanto blogger e bookstagrammer, vou divulgando as minhas leituras o que poderá levar os meus seguidores a comprarem livros recomendados por mim. Penso que se o autor ou a editora me enviarem gratuitamente o exemplar é uma parceria que beneficiará ambas as partes.

Foto: Cátia Vieira/Divulgação

Deixo, abaixo, os links para as redes sociais da Cátia Vieira:
Blog Books Turn You On: https://booksturnyouon.wordpress.com
Página de Facebook do blog (Books Turn You On): https://www.facebook.com/booksturnyouon/
Instagram do blog: https://www.instagram.com/booksturnyouon/

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *