Notícias

Em 2023, será a vez da capital do Gana, Acra, se tornar a capital mundial dos livros, segundo a UNESCO

O forte foco que a cidade de Acra, capital do Gana, dá aos jovens e ao seu potencial para contribuir em termos culturais fez com que a UNESCO a elegesse como a cidade que vai suceder a Guadalajara, no México, recebendo o estatuto de Capital Mundial do Livro.

No programa da sua candidatura, a cidade propôs usar o poder dos livros para envolver os jovens, como uma forma eficaz de capacitar a próxima geração. Além disso, apresentou um amplo programa que tem grupos com altos níveis de analfabetismo, incluindo mulheres, imigrantes, jovens, crianças de rua e pessoas com deficiência como prioridade.

Para colocar essas ideias em prática, a cidade pretende reforçar as infraestruturas escolares e comunitárias e o apoio à aprendizagem ao longo da vida dos seus habitantes, com o objetivo de estimular a cultura da leitura.

Bibliotecas móveis – para alcançar grupos com menos recursos –, workshops de leitura e escrita, um centro de capacitação para jovens desempregados e eventos para mostrar a arte e cultura ganesa e, dessa forma, promover a inclusão, também estão entre os planos da cidade.

No que diz respeito às comemorações de Acra como Capital Mundial do Livro, a data de início é o dia 23 de abril de 2023, Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

Assim sendo, Acra é a 23ª cidade a ser escolhida como Capital Mundial do Livro e sucede a Guadalajara (2022), Tiblissi (2021), Kuala Lumpur (2020) e Sharjah (2019).

Foto: Kwame Nkrumah Memorial Park em Acra; Fonte: Wikimedia Commons

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *