Editoras

Editora portuguesa Pato Lógico é nomeada para o chamado prémio BOP (Bologna Prize)

Pelo segundo ano consecutivo, a Pato Lógico é nomeada para o chamado prémio BOP (Bologna Prize), que reconhece os melhores projectos editoriais de livro ilustrado e para a infância e juventude, em diferentes áreas geográficas.

A editora portuguesa Pato Lógico, cuja especialidade é o livro ilustrado, está nomeada na categoria de melhor editora europeia, neste prémio atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, de acordo com o que foi divulgado pela organização.

Além da Pato Lógico, estão nomeadas a Liels un Mazs (Letónia), a Samokat Publishing House (Rússia), a La Joie de Lire (Suíça) e a Topipittori (Itália). No que diz respeito ao prémio de melhor editora da América Central e do Sul, surge a brasileira Pallas Editora.

Este prémio da feira de Bolonha não é monetário. No entanto, os vencedores são escolhidos entre pares, por outras editoras e associações de promoção da leitura, o que confere reconhecimento internacional na área da literatura e ilustração para os mais novos.

O anúncio dos vencedores será feito já no mês de junho, durante a realização da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que no presente ano de 2021 volta a ser no formato online, devido à pandemia mundial de Covid-19.

A Pato Lógico, que já tinha sido indicada para aquele prémio também em 2016, conelou há uma década, por iniciativa do autor e ilustrador André Letria, e reúne mais de 50 de livros em vários formatos, entre álbum ilustrado, harmónios e mapas.

Entre os autores já publicados contam-se André da Loba, Afonso Cruz, Susa Monteiro, João Fazenda, Bernardo P. Carvalho, José Jorge Letria, António Torrado, Carla Maia de Almeida e Ricardo Henriques.

Entre as apostas mais recentes da Pato Lógico figuram “Discórdia”, da autora brasileira Nani Brunini, e “Carolina Beatriz Ângelo – Um Pequeno Grande Gesto de Coragem”, de Carla Maia de Almeida e Delfim Ruas, este em parceria com a Imprensa Nacional.

Em 2013, na primeira edição, o prémio BOP da Europa foi atribuído à editora portuguesa Planeta Tangerina e, meia dúzia de anos mais tarde, foi atribuído à Orfeu Negro.

Por fim, relembro que a Feira do Livro Infantil de Bolonha, considerada a mais substancial no negócio livreiro internacional e de divulgação de ilustração, decorrerá de 14 a 17 de Junho.

Foto: Pato Lógico/Facebook

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *