“Contra mim”, de Valter Hugo Mãe, arrecada o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores

Na passada sexta feira ficou a saber-se que o consagrado escritor Valter Hugo Mãe, com mais de 20 anos de carreira, foi o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), no valor de 15 mil euros, pela obra \”Contra Mim\”. No Brasil, os seus livros são publicados pela Biblioteca Azul, uma chancela da Globo Livros.

\"\"
Fonte: Porto Editora

No entender do júri, coordenado por José Manuel de Vasconcelos, o livro de Valter Hugo Mãe, é “merecedor” deste prémio, relativo a 2020, “pela qualidade de construção narrativa, na cuidada arquitectura do texto, e pela expressividade poética da linguagem, na poderosa evocação de tempos e de lugares da infância”.

Ainda segundo o júri, que integrou António Pedro Pita, Carlos Mendes de Sousa, Manuel Frias Martins, Maria de Lurdes Sampaio e Rita Patrício, a escrita de Valter Hugo Mãe “recria, sensível e ironicamente, o olhar comovido da criança, na descoberta do mundo e das palavras, e nesse gesto de resgate podemos ler a projecção de um autor a desenhar-se perante os seus leitores”. 

Além de \”Contra Mim\” (ed. Porto Editora), a lista dos cinco títulos que chegaram à final era constituída por \”As Telefones\” (ed. Relógio D\’Água), de Djaimilia Pereira de Almeida, \”A Noite das Barricadas\” (ed. Relógio D\’Água), de H. G. Cancela, \”Felicidade\” (ed. Companhia das Letras Portugal), de João Tordo, e \”Cidade Infecta\” (ed. Tinta da China), de Teresa Veiga, que recebeu um voto de António Pedro Pita.

O Grande Prémio de Romance e Novela, que possui o apoio da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), foi atribuído pela primeira vez em 1982, tendo sido distinguido, naquele ano, o romance \”Balada da Praia dos Cães\”, de José Cardoso Pires.

Os restantes vencedores –​ vários deles premiados mais do que uma vez – são Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, António Lobo Antunes, David Mourão Ferreira, Vergílio Ferreira, João de Melo, Paulo Castilho, Maria Gabriela Llansol, José Saramago, Helena Marques, Mário de Carvalho, Teolinda Gersão, Augusto Abelaira, Rui Nunes, Fernanda Botelho, Maria Velho da Costa, Lídia Jorge, Mafalda Ivo Cruz, Vasco Graça Moura, Francisco José Viegas, Filomena Marona Beja, Julieta Monginho, Rui Cardoso Martins, Gonçalo M. Tavares, Ana Teresa Pereira, Alexandra Lucas Coelho, Ana Margarida de Carvalho, Paulo Varela Gomes, H. G. Cancela e Hélia Correia.

Foto: Valter Hugo Mãe por Lela Beltrão

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia. Publicou sete romances: “Homens Imprudentemente Poéticos”; “A Desumanização”; “O Filho de Mil Homens”; “A Máquina de Fazer Espanhóis” (Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano); “O Apocalipse dos Trabalhadores”; “O Remorso de Baltazar Serapião” (Prémio Literário José Saramago) e, ainda, “O Nosso Reino”. Adicionalmente, escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: “Contos de Cães e Maus Lobos”, “O Paraíso são os Outros” e “As Mais Belas Coisas do Mundo”.  Já neste ano de 2020, publicou “Sempre Serei o teu Abrigo” e, mais recentemente, “Contra Mim”, o seu novo livro. Numa carreira que já tem mais de duas décadas, a poesia, o género pelo qual começou, encontra-se reunida no volume “Publicação da Mortalidade”. Actualmente, escreve a crónica “Autobiografia Imaginária” no JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Contra mim”, de Valter Hugo Mãe (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/contra-mim-valter-hugo-mae/24148563

Leitores residentes no Brasil:
“Contra mim”, de Valter Hugo Mãe (Biblioteca Azul, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/contra-mim-1-ed-2020/artigo/7cda42ea-56ac-4fed-abe8-8a0b340abb88

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top