Cátedra dedicada a Lídia Jorge vai estudar as suas obras literárias na Universidade de Genébra

Em breve, Lídia Jorge, consagrada autora portuguesa com obras publicadas em diversos géneros literários, premiada dentro e fora de Portugal, passará a ter as suas obras literárias como matéria de estudo nesta universidade suíça, com o intuito de promover e divulgar a língua portuguesa.

\"\"
Fonte: Publicações Dom Quixote

Integrada na Faculdade de Letras da Universidade de Genebra, a Cátedra Lídia Jorge será apresentada, naquela instituição de ensino, com a realização de um colóquio, nos dias 15 e 16 de Setembro, subordinado ao tema “o poder da imagem na obra de Lídia Jorge”, um evento que vai contar com a participação da autora de \”Os Memoráveis\”, sendo esta a forma escolhida para oficializar esta iniciativa.

O objetivo da Cátedra Lídia Jorge é a promoção e divulgação da língua portuguesa e das culturas de expressão portuguesa que o Centre d’Études Lusophones, da Universidade de Genebra, tem vindo a realizar desde 2008.

Este é mais um justo reconhecimento da importância da obra de Lídia Jorge, expressa em diferentes géneros literários, admirada e premiada internacionalmente, que a Dom Quixote muito se orgulha de publicar.

Curiosamente, tudo isto ocorre isto numa altura em que a editora se prepara para apresentar a 6.ª Edição de \”Marido e outros contos\”, um livro publicado pela primeira vez em 1997, que deu início à sequência dos quatro volumes de contos que a autora escreveu até ao momento. É nas páginas deste livro que nos deparamos com alguns dos contos mais difundidos, traduzidos e adaptados da autora, entre eles, \”A Instrumentalina\”, \”A Prova dos Pássaros\” ou \”Testemunha\”.

Ao lermos ou relermos os contos de Lídia Jorge é como sentirmos que eles cumprem aquilo que se pede à Literatura – que se levantem do chão, pelo poder da palavra, os que estão destinados a não ser ninguém. Nesse sentido, como a própria autora tantas vezes o tem dito, \”toda a Arte é uma revolta contra a História\”.

Foto: Lídia Jorge por Diana Tinoco

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Romancista e contista portuguesa, Lídia Jorge nasceu em 1946, no Algarve. Viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial em África. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. É professora do ensino secundário e publica regularmente artigos na imprensa. O tema da mulher e da sua solidão é uma preocupação central da obra de Lídia Jorge, como, por exemplo, em “Notícia da Cidade Silvestre” (1984) e “A Costa dos Murmúrios” (1988). “O Dia dos Prodígios” (1979), outro romance de relevo, encerra uma grande capacidade inventiva, retratando o marasmo e a desadaptação de uma pequena aldeia algarvia. “O Vento Assobiando nas Gruas” (2002) é mais um romance da autora e aborda a relação entre uma mulher branca com um homem africano e o seu comportamento perante uma sociedade de contrastes. Este seu livro venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2003. Venceu o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2020.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**”Marido e outros contos”, de Lídia Jorge (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/marido-e-outros-contos-lidia-jorge/25114168
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 13-07-2021.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top