Brad Pitt e Oprah Winfrey juntam-se para adaptar a narrativa de \”A Dança da Água\”, de Ta-Nehisi Coates, para o cinema

Aos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer, vão juntar-se Brad Pitt, proprietário da produtora Plan B Entertainment, e Oprah Winfrey, para adaptar o romance \”A Dança da Água\”, escrito pelo premiado jornalista Ta-Nehisi Coates, já disponível em vários países, incluindo Portugal, pelas mãos da Cultura Editora, e no Brasil, através da Editora Intrínseca.

“O romance de estreia de Ta-Nehisi tem, no seu centro, um belo personagem, Hiram Walker, cuja odisseia pessoal tece o sobrenatural e o espiritual com a terrível realidade das separações forçadas sofridas pelos escravizados e as suas famílias durante séculos.” — Michael de Luca, presidente do grupo MGM Estúdios.

\"\"
Fonte: Cultura Editora

Nesta ficção histórica, em que o autor adiciona com alguns elementos de fantasia, o leitor acompanha a jornada do jovem Hiram que, além de ser escravizado, vive numa das vdiversas explorações de tabaco da Virgínia do século XIX. O facto de ele ter uma excelente memória fotográfica faz com que se lembre de tudo que já lhe aconteceu e, também, de todos que conheceu. A única excepção é não se recordar da mãe, que foi vendida para longe, duarnte a sua infância.

É, após um terrível acidente ao qual sobrevive, de forma misteriosa, que Hiram sente que precisa de escapar urgentemente do lugar que, por um lado, foi o seu lar e, ao mesmo tempo, a sua prisão, desde o dia em que veio ao mundo. Como se tudo isto já não fosse suficiente, paralelamente. ele vê brotar um poder desconhecido e que, até àquele momento, estava oculto dentro de si. Por outras palavras, este é um poder capaz de libertar o seu povo.

Esta narrativa contida em \”A Dança da Água\” representa o culminar de uma década de pesquisa. Em suma, é um olhar sobre o período da escravidão nas Américas que explora a ancestralidade, a memória e o desmembramento de famílias.

Relembro que esta obra foi incluída na lista de recomendações do Oprah Book Club, muito provavelmente, não só pela qualidade do enredo e da escrita do autor, mas por abordar, simultaneamente, os temas da escravatura e do racismo, que continuam bastante atuais, infelizmente.

No que diz respeito à produtora Plan B, ela esteve envolvida na produção de diversos filmes, que arrecadaram Oscars, nomeadamente, \”12 Anos de Escravidão\” (2014) e \”Moonlight\” (2017), além de ter colaborado com a Harpo Films, de Oprah Winfrey, na longa-metragem \”Selma\” (2015).

Por fim, queria deixar-vos com uma crítica ao livro para, quem sdabe, vos incentivar à leitura do mesmo:

\”Quase todos os parágrafos estão repletos de descrições densas e maravilhosamente evocativas de um mundo desaparecido e impregnado do seu próprio vocabulário vívido.\” — Entertainment Weekly

Foto: Ta-Nehisi Coates por  Sebastian Kim

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nascido a 30 de setembro de 1975, em Baltimore, para além de escritor, é jornalista. Trabalha como correspondente nacional da revista Atlantic. Escreveu “Entre Mim e o Mundo”, vencedor do National Book Award e bestseller Nº1 do New York Times, a aclamada coleção de ensaios “We Are Eight Years in Power” e, mais recentemente, “A Dança da Água”. Vencedor do prémio MacArthur, Ta-Nehisi Coates recebeu ainda o National Magazine Award, os prémios de jornalismo Hillman e George Polk pela reportagem “The Case for Reparations”, na Atlantic. Vive em Nova Iorque com a mulher e o filho.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Dança da Água”, de Ta-Nehisi Coates (Cultura Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-danca-da-agua-ta-nehisi-coates/24122448

Leitores residentes no Brasil:
“A Dança da Água”, de Ta-Nehisi Coates (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-danca-da-agua-1-ed-2020/artigo/1bf96b69-4a99-4ba6-af02-90387951f5f6

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top