Barnes & Noble retirou colecção de clássicos reimaginados com personagens negros do mercado

Obras como “O Feiticeiro de Oz”, de L. Frank Baum, “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, “Peter Pan”, de J. M. Barrie, “Frankenstein”, de Mary Shelley e “Moby Dick”, de Herman Melville foram alguns dos livros que tiveram reedições especiais, tendo as capas reimaginadas com personagens negras, integrando, desta forma, a coleção “Diverse Editions”.

O evento de lançamento da campanha, que tinha o apoio da Penguin Random House, chegou a estar marcado para o dia 6 de Fevereiro, na loja da Quinta Avenida, em Nova Iorque. A escolha do mês está relacionada com o facto de, no mês de Fevereiro, se comemorar o Mês da História Negra, uma iniciativa conjunta proposta pelos professores negros e pelos estudantes do United Black Students da Universidade Estadual de Kent. A proposta inicial ocorreu, neste mesmo mês, no ano de 1969, tendo sido oficializada, no ano seguinte, de 2 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 1970.

“As pessoas sentaram-se, fizeram reuniões e gastaram um monte de energia e dinheiro na criação de capas com pessoas negras em livros com as mesmas velhas histórias em vez de promover livros de autores negros com personagens negros?” — Tracey Livesay

Para além dela, muitas outras pessoas, nomeadamente, autores e ativistas negros, demonstrarm o seu descontentamento e as criticas que foram tecidas, tanto nos media como nas redes sociais, fizeram com que uma das maiores redes de livrarias norte-americanas, cancelasse todo este projeto.

Do lado da Barnes & Noble, a empresa recorreu, igualmente, às redes sociais para divulgar um comunicado que foi enviado para os media.

“Reconhecemos as vozes que expressaram preocupações sobre o projeto ‘Diverse Editions’ na nossa loja da Barnes & Noble da Quinta Avenida, e decidimos suspender a iniciativa. O projeto apresentou novas capas de livros clássicos, incluídas numa série limitada, desenhadas por artistas vindos de diferentes etnias e origens. As capas não são substitutas para vozes e autores negros, cujos trabalhos e vozes precisam de ser ouvidos”.

O comunicado diz ainda que os idealizadores da campanha pensaram na iniciativa “convencidos de que isto poderia ajudar a estimular com esses títulos clássicos”.

Foto: TBWIA\\Chiat\\Day

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top