Autores de \”Enciclopédia negra\” abordam o racismo na live de hoje do Sempre Um Papo, conduzida por Afonso Borges

Hoje, Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz conversam com Afonso Borges numa nova edição do “Sempre um Papo”. O encontro online acontece a partir das 19 horas (23 horas em Lisboa), nas redes sociais do projeto (YouTubeFacebook e Twitter) e é gratuito.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras

Os autores vão falar sobre \”Enciclopédia negra\”, um dos lançamentos mais recentes da Companhia das Letras. Nesse sentido, a proposta do livro prende-se com a história do Brasil, desde a colonização até aos dias atuais, a fim de restabelecer o protagonismo negro.

Num percurso que nos leva de Abdias do Nascimento a Zeferina e Zumbi dos Palmares, a obra traz 416 verbetes biográficos que encenam um reencontro do Brasil com a memória singular, multifacetada e profundamente silenciada de milhões de pessoas negras.

Profissionais liberais, mães que lutaram pela libertação da família, ativistas e revolucionários, curandeiros e médicos e líderes religiosos são alguns dos personagens que compõem a enciclopédia.

Foto: Lilia Moritz Schwarcz por Edilson Dantas

Sobre os autores:

Flávio Dos Santos Gomes é historiador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dentre outros livros, escreveu \”A hidra e os pântanos\” (2006) e \”O alufá Rufino\” (2011), em coautoria com João José Reis e Marcus J. M. de Carvalho). Organizou, juntamente com Lilia Moritz Schwarcz, o \”Dicionário da escravidão e liberdade\” (2018).

Jaime Lauriano é artista visual. Com diversas exposições individuais no Brasil e no exterior, concebeu uma obra especial para a sobrecapa do \”Dicionário da escravidão e liberdade\” (2018), organizado por Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Umiversidade de São Paulo e Global Scholar em Princeton. É autora de uma série de livros como: “Retrato em Branco e Negro” (prêmio APCA), “Espetáculo das Raças” (prêmio APCA), “As Barbas do Imperador” (prêmio Jabuti na categoria de Livro do Ano), “A Batalha do Avaí” (Prêmio da Academia Brasileira de Letras), “O Sol do Brasil” (Prêmio Jabuti), “Brasil: Uma Biografia” (finalista prêmio Jabuti), “Lima Barreto – Triste visionário” (prêmio Biblioteca Nacional, prêmio ANPOCS, finalista prêmio Jabuti, prêmio APCA). No ano de 2019 lançou “Sobre o Autoritarismo Brasileiro”. É colunista do jornal Nexo e curadora adjunta para histórias do Museu de Arte de São Paulo.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
“Enciclopédia negra”, de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/enciclopedia-negra-biografias-afro-brasileiras-1-ed-2021/artigo/0548dcc0-4282-4dca-b8c4-ba6fabdae202

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top