Autora colombiana Pilar Quintana vence prémio literário com o romance “Los abismos”

Com previsão de chegada a Portugal, neste ano de 2021, pela Dom Quixote, a autora do romance \”A Cadela\” (título adoptado em solo português), Pilar Quintana, acabou de ser agraciada com o Prémio Alfaguara Romance de 2021, pela autoria do romance \”Los Abismos\”, no dia de ontem, de acordo com a organização que atribui o galardão. 

\"\"
Fonte: Algauara

O júri destacou que o romance vencedor \”adentra a obscuridade do mundo dos adultos através do ponto de vista de uma menina que, a partir de lembranças da sua vida familiar, tenta compreender a relação conflituosa entre os seus pais\”, segundo informou a editora, recorrendo à sua conta do Twitter. \”Los Abismos\” já tem a publicação garantida em Espanha e na América Latina no próximo dia 25 de março.

Quanto à composição do painel dos jurados desta 26ª edição do prémio, ele foi presidido pelo colombiano Héctor Abad Faciolince e composto por Irene Vallejo, Cristina Fuentes La Roche, Ana Merino, Xavi Ayén, Xavier Vidal e Pilar Reyeso.

Assim sendo, Pilar Quintana engrossa a lista de vencedores do prémio que inclui a mexicana Elena Poniatowska, a colombiana Laura Restrepo, o argentino Patricio Pron e o peruano Santiago Roncagliolo, entre outros.

Na edição anterior, o vencedor foi o mexicano Guillermo Arriaga com o romance \”Salvar el Fuego\”.

No Brasil, a Editora Intrínseca publicou \”A Cachorra\”, no mês de novembro de 2020. Além disso, Pilar foi uma das convidadas da 1ª edição virtual da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que se realizou entre os dias 3 e 6 dezembro, onde participou de uma conversa com a escritora e roteirista brasileira Ana Paula Maia, mediada pelo jornalista Schneider Carpeggiani.

Foto: Pilar Quintana por Danilo Costa

Sobre a autora:
Considerada uma das principais vozes da literatura contemporânea da Colômbia, recentemente, Pilar teve o seu romance “A Cadela” incluído na lista estendida do prestigioso National Book Award, na categoria de literatura traduzida. O livro ganhou e foi finalista de dois dos maiores prémios literários do seu país em 2018. Pilar também é autora de outros três romances e um livro de contos. Nascida em Cali, a sul de Bogotá, em 1972, no começo da carreira, trabalhou como roteirista e redatora de publicidade, mas antes de completar 30 anos decidiu viver outra vida. Por três anos, viajou pelo mundo até regressar à Colômbia e se fixar em Juanchaco, um vilarejo da costa do Pacífico colombiano, onde construiu a sua casa num local que não tinha eletricidade ou água canalizada. Em 2007, foi eleita uma das 39 vozes de destaque da literatura latino-americana com menos de 39 anos, no Festival Hay de Literatura e Artes, do País de Gales.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top