Prémios Literários

Autora colombiana Pilar Quintana vence prémio literário com o romance “Los Abismos”

Com previsão de chegada a Portugal, neste ano de 2021, pela Dom Quixote, a autora do romance “A Cadela” (título adoptado em solo português), Pilar Quintana, acabou de ser agraciada com o Prémio Alfaguara Romance de 2021, pela autoria do romance “Los Abismos”, no dia de ontem, de acordo com a organização que atribui o galardão. 

Fonte: Algauara

O júri destacou que o romance vencedor “adentra a obscuridade do mundo dos adultos através do ponto de vista de uma menina que, a partir de lembranças da sua vida familiar, tenta compreender a relação conflituosa entre os seus pais”, segundo informou a editora, recorrendo à sua conta do Twitter. “Los Abismos” já tem a publicação garantida em Espanha e na América Latina no próximo dia 25 de março.

Quanto à composição do painel dos jurados desta 26ª edição do prémio, ele foi presidido pelo colombiano Héctor Abad Faciolince e composto por Irene Vallejo, Cristina Fuentes La Roche, Ana Merino, Xavi Ayén, Xavier Vidal e Pilar Reyeso.

Assim sendo, Pilar Quintana engrossa a lista de vencedores do prémio que inclui a mexicana Elena Poniatowska, a colombiana Laura Restrepo, o argentino Patricio Pron e o peruano Santiago Roncagliolo, entre outros.

Na edição anterior, o vencedor foi o mexicano Guillermo Arriaga com o romance “Salvar el Fuego”.

No Brasil, a Editora Intrínseca publicou “A Cachorra”, no mês de novembro de 2020. Além disso, Pilar foi uma das convidadas da 1ª edição virtual da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que se realizou entre os dias 3 e 6 dezembro, onde participou de uma conversa com a escritora e roteirista brasileira Ana Paula Maia, mediada pelo jornalista Schneider Carpeggiani.

Foto: Pilar Quintana por Danilo Costa

Sobre a autora:
Considerada uma das principais vozes da literatura contemporânea da Colômbia, recentemente, Pilar teve o seu romance “A Cadela” incluído na lista estendida do prestigioso National Book Award, na categoria de literatura traduzida. O livro ganhou e foi finalista de dois dos maiores prémios literários do seu país em 2018. Pilar também é autora de outros três romances e um livro de contos. Nascida em Cali, a sul de Bogotá, em 1972, no começo da carreira, trabalhou como roteirista e redatora de publicidade, mas antes de completar 30 anos decidiu viver outra vida. Por três anos, viajou pelo mundo até regressar à Colômbia e se fixar em Juanchaco, um vilarejo da costa do Pacífico colombiano, onde construiu a sua casa num local que não tinha eletricidade ou água canalizada. Em 2007, foi eleita uma das 39 vozes de destaque da literatura latino-americana com menos de 39 anos, no Festival Hay de Literatura e Artes, do País de Gales.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *