A Wattpad Books é a nova aposta desta plataforma mundial para leitores e autores

Para a comunidade dos amantes da literatura, dos leitores compulsivos, para os verdadeiros apaixonados por narrar histórias e, obviamente para os donos de uma imaginação fértil, que passam horas, dias, meses, muitas vezes, mais um de ano, a construir mundos e personagens fantásticas, marcantes e inesquecíveis, o Wattpad é uma plataforma bastante popular. Para além de permitir que os jovens escritores possam publicar as suas histórias, gratuitamente, permite que, aos poucos, eles possam construir uma boa base de leitores e, quem sabe, mais tarde, editar o seu livro com uma editora.

Anna Todd, a autora da aclamada série “After” é uma das maiores provas da importância deste tipo de plataformas, justamente, para a descoberta de novos talentos. No início, ela começou a escrever o primeiro volume, usando o Wattpad. O que, certamente, ela não contava é que, a primeira parte daquilo que criou, fosse lida por mais de um 1 milhão de leitores.

Querem mais um exemplo? A escritora Rô Mierling, autora do romance “O Diário de uma Escrava”, alcançou, de forma consistente e raramente vista, a mesma marca, com uma história que, nas palavras de Kim Myers, “é visceral e verdadeira”. Esta obra de ficção foi, enquanto decorria o segundo semestre de 2016, editada pela Darkside Books.

Outra boa forma de reconhecer a qualidade das narrativas registadas no site, sem qualquer dúvida, prende-se com a criação dos Wattys. Anualmente, são distinguidas as histórias que mais inspiram a equipa desta gigantesca rede social dedicada à literatura.

Tenho a certeza que aquilo que o Wattpad se prepara para fazer vai desafiar o modelo tradicional de publicação. Com os olhos postos no futuro, e já a partir da segunda metade deste ano, a Wattpad Books vai passar a publicar as narrativas mais lidas. Posso avançar que, ainda para este ano, a previsão é que 6 dessas mesmas narrativas vejam a luz das prateleiras. Todavia, elas devem chegar, nessa altura, ao mercado norte-americano, somente. Para isso, a futura vai contar com a distribuição dos livros, nos EUA, através da Macmillan, uma das maiores casas editoriais do mundo. Mais a norte, ou seja, no Canadá, a distribuição será assegurada pela Raincoats Books.

Actualmente, a empresa divulgou que dos milhões de histórias publicadas no seu site, cerca de mil já foram publicadas por grandes editoras, nomeadamente, a Harper Collins e a Hachette Romans.

Porventura, se for uma pessoa que adora estatísticas, a maioria do público que lê, na plataforma, são jovens. Neste momento, estima-se que existam 70 milhões de utilizadores registados. Em média, o tempo que dedicam à leitura chega às cinco horas mensais. No que diz respeito ao número de histórias, são, aproximadamente, 565 milhões.

Juntem-se a esta comunidade:
https://www.wattpad.com/

Foto: Wattpad/Divulgação

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top