\”A Boneca de Kokoschka\”, de Afonso Cruz, é a próxima obra em discussão no Encontro de Leituras

O escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb é o convidado da sessão que será conduzida pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e pelo jornalista da Folha de S. Paulo Eduardo Sombini, apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não-ficção. O evento está marcado para 14 de Setembro, às 22h de Lisboa (18h de Brasília), numa sessão Zoom com a ID 912 9667 0245 e a senha de acesso 547272.

\"\"
fonte: Companhia das Letras Portugal

Com o mês de outubro mais perto, esperamos ansiosamente pelo novo romance de Afonso Cruz, que será intitulado \”Sinopse de amor e de guerra\”. Contudo enquanto isso não acontece, o escritor português vai estar à conversa com os seus leitores na sessão de Setembro do Encontro de Leituras, onde a obra escolhida foi \”A Boneca de Kokoschka\”, que recebeu o Prémio União Europeia de Literatura 2012, galardão que permite que os escritores emergentes tenham prioridade de acesso a um programa da União Europeia para que o seu livro seja traduzido em várias línguas. 

Quando \”A Boneca de Kokoschka\” saiu originalmente em Portugal, em 2010, pela editora Quetzal, o crítico Pedro Mexia escrevia no Ípsilon que este livro de Afonso Cruz se lê “como uma sucessão de invenções ficcionais e ficcionadas, em registo geralmente poético ou irónico”. Personagens como o homem que tem uma loja de pássaros em Dresden e pensa ouvir vozes; um rapaz judeu, Isaac Dresner, que se esconde numa cave e que mais velho dirá que tem uma livraria de almas mortas ou um escritor que roubou um manuscrito a Thomas Mann fazem parte deste romance que passa também pela história do pintor Oskar Kokoschka e de Alma Mahler. Daí o título – \”A Boneca de Kokoschka\” desta obra que foi entretanto reeditada em Portugal pela Companhia das Letras e saiu no Brasil pela Dublinense.

“Alma foi o primeiro beijo de Klimt – disse Samuel Tóth – foi amante de Alexander Zemlinsky, casou com Gustav Mahler. Foi viúva de Gustav Mahler. Casou com Qalter Gropius e com outros. Mal havia acabado de enviuvar do compositor Gustav Mahler, e durante três anos, ela e Oskar Kokoschka tiveram um romance febril. Houve períodos em que a família já não o podia ouvir aos gritos. Berrava por Alma.”, lê-se a determinada altura deste livro do escritor português que é autor de  vários obras de diversos géneros, entre os quais \”O vício dos livros\” que foi publicado em Abril.

“O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. (…) Kokoschka, longe de esconder a sua paixão, passeava a boneca pela cidade e levava-a à ópera.” – Afonso Cruz

Não perca a próxima sessão do Encontro de Leituras, o clube de leitura do PÚBLICO e da Folha de S. Paulo, que junta leitores de língua portuguesa, acontece uma vez por mês na plataforma Zoom e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.

Pelo Encontro já passaram Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, ​Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

Foto: Afonso Cruz por Miguel Manso

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Em Julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido, e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas-Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países. Assina, desde Fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Recebeu vários prémios e distinções nas diversas áreas em que trabalha, vive no campo e gosta de cerveja. Os seus livros estão publicados em vários países.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Boneca de Kokoschka”, de Afonso Cruz (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-boneca-de-kokoschka-afonso-cruz/21374128

Leitores que residem no Brasil:
“A Boneca de Kokoschka”, de Afonso Cruz (Editora Dublinense, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-boneca-de-kokoschka-1-ed-2021/artigo/c1e2b22e-02b8-47e2-9f88-fd7ab35b7059

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top