A 32º edição do Festival AmadoraBD começa hoje e decorre até dia 1 de novembro

Finalmente, nesta edição, o festival AmadoraBD volta a ser presencial e traz a novidade de que o núcleo central passa do Fórum Luís de Camões para o Ski Skate Amadora Park, contando ainda com a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Boal como espaços complementares.

Segundo a organização, entre as exposições programadas haverá uma retrospectiva dedicada à Mulher-Maravilha, personagem do universo da DC Comics, criada há 80 anos, e outra que celebrará os 75 anos da criação de Lucky Luke, o cowboy solitário da BD franco-belga, criado por Morris em 1946.

A propósito destas duas exposições, pelo AmadoraBD vão passar os autores portugueses Miguel Mendonça e Daniel Henriques e o catalão Álvaro Martínez Bueno, que trabalham na DC Comics, e também estarão presentes Aché e Mawil, dois dos autores que deram continuidade às histórias de Lucky Luke depois da morte de Morris.

Além disso, haverá também retrospectivas dedicadas ao autor brasileiro Marcelo Quintanilha e ao português Jorge Miguel, que tem construído carreira sobretudo no mercado internacional, e uma mostra sobre a personagem Michel Vaillant, cujo autor, Jean Graton, faleceu em Janeiro deste ano.

Dois dos autores premiados ma edição de 2020 Luís Louro e Bernardo P. Carvalho , assim como Georges Bess, que adaptou a obra \”Drácula\”, de Bram Stoker, para banda desenhada também terão exposições e participarão no festival.

Há outros convidados anunciados para o AmadoraBD, nomeadamente Guarnido e Alain Ayroles que criaram o livro \”O Burlão das Índias\” , e Frank Pé, autor da nova adaptação de banda desenhada da personagem Marsupilami.

Na edição deste ano, a categoria de melhor BD de autor português vai ser dotada, pela primeira vez, com um prémio monetário de cinco mil euros. Os prémios anuais visam reconhecer a produção de banda desenhada portuguesa e editada em Portugal.

Estão nomeados \”Shangai Dream\”, de Jorge Miguel e Philippe Thirault; \”Planeta Psicose\”, de Ricardo Santo; \”Corvo V\”, de Luís Louro; a colectânea \”Umbra n.º 2\”, co-assinada por Simon Roy, Pedro Moura, Fernando Relvas, Jorge Coelho e Bárbara Lopes; e \”Balada para Sophie\”, de Filipe Melo e Juan Cavia, se do que esta última obra foi reeditada pela Companhia das Letras Portugal já np decorrer do presente ano de 2021.

Adicionalmente, \”Planeta Psicose\” está ainda nomeado para o prémio Revelação, e \”Balada para Sophie\” encontra-se entre os nomeados para o prémio de Melhor Edição.

No que diz respeito ao prémio Revelação estão também indicados \”Vida de Adulta\”, de Raquel da Silva Fernandes; \”A Aranha\”, de Carlos Pais; \”Um trovão no caminho e outras histórias\”, de António Rocha; e \”Vazio\”, de Carlos Páscoa.

Como se tudo isto já não fosse incrível, o AmadoraBD vai ainda premiar a melhor fanzine ou publicação independente, entre \”Bestiário de Isa\”, de Joana Afonso; \”Random\”, de Miguel Peres e Marcus Aquino; \”My best friend Lara\”, de Joana Mosi; \”Crónicas de Enerelis, volume 01 – Prelúdio\”, de Patrícia Costa; e \”Bottoms Up\”, de Rodolfo Mariano.

Depois, na categoria de melhor obra estrangeira publicada em Portugal, concorrem \”Armazém Central\”, \”Peter Pan – volumes 1-6\”, \”O Burlão nas Índias\”, \”Os Olhos do Gato\” e \”1984\”, uma novela gráfica recente editada em Portugal pela Cavalo de Ferro.

Para o prémio de melhor edição de BD, além de \”Balada para Sophie\”, foram nomeados \”Vida de Adulta\”, \”O Burlão das Índias\”, \”Os Olhos do Gato\” e \”Procura-se Lucky Luke\”.

Os vencedores serão anunciados no próximo domingo, dia 24 de Outubro.

Foto: Divulgação

Para mais informações, consulte o site do festival:
https://amadorabd.com/

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top