Vida de Escritor

A 29 de novembro, a Casa da Música recebe uma edição especial do Porto de Encontro dedicada à vida e obra de José Saramago

Tendo em vista a comemoração da primeira década da iniciativa Porto de Encontro e aliando o centenário do nascimento de José Saramago, autores como Afonso Reis Cabral, Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares, João Tordo e Valter Hugo Mãe, entre outros, vão juntar-se a 29 de novembro, pelas 21 horas, na Casa da Música, para falar sobre a vida e obra do Nobel de Literatura português.

É neste icónico espaço cultural localizado na cidade do Porto que esta dupla comemoração vai ocorrer e assinalar os 10 anos de existência do Porto de Encontro, uma iniciativa cultural da Porto Editora, que promove ciclos de conversas com escritores desde 2011. Até ao momento, a iniciativa reuniu mais de 20.000 espectadores em 83 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João.

Para além da presença de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, estão confirmados seis autores consagrados, ligados pelo prémio atribuído pela Fundação Círculo de Leitores: Afonso Reis Cabral (Prémio Saramago 2019), Bruno Vieira Amaral (vencedor em 2015), Gonçalo M. Tavares (vence em 2005), João Tordo (em 2009), Paulo José Miranda (o primeiro vencedor deste prémio, em 1999) e Valter Hugo Mãe (distinguido em 2007).  

Nesta sessão haverá ainda espaço para dois momentos musicais, protagonizados por Ana Celeste Ferreira e pela cantora Teresa Salgueiro (que, entre outros, interpretará um tema escrito por Saramago). Manuela Azevedo (vocalista da banda Clã) e António Durães serão os responsáveis pelas leituras.

A entrada na sessão será gratuita, embora sujeita a levantamento de bilhete na Casa da Música (limitado a dois por pessoa), disponível a partir de dia 16 de novembro.

Por fim, é importante realçar que esta edição conta com o apoio da Casa da Música, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.

Foto: José Saramago nos anos 1970; Fonte: Arquivo da Fundação José Saramago

Sobre o autor:
Nasceu, a 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *