Biblioteca Nacional de Portugal vai ficar com o espólio da poetisa e escritora Sophia de Mello Breyner Andersen

A descoberta aconteceu sem que ele estivesse à espera: enquanto folheava o livro “Levantado do Chão”, de José Saramago, Martim Sousa Tavares, neto da incontornável autora portuguesa, encontrou uma dedicatória “belíssima” para a poeta. Foi a partir desse momento, depois de uma análise mais atenta, que conseguiu perceber que mais de três centenas de livros possuíam dedicatórias destas, bem como poemas, cartas e traduções inéditas que serão agora doadas à Biblioteca Nacional de Portugal.

“Achei aquilo engraçado, porque como eles eram os dois nomeados para o Prémio Nobel, e ele ganhou, e ela disse sempre que aquilo não lhe interessava, havia esta ideia de que eles não se davam bem e que eram dois autores completamente avessos. E aquela dedicatória deita por terra essa teoria. Eles davam-se muito bem e tinham imenso respeito [um pelo outro]”. — Martim Sousa Tavares

\"\"
Fonte: Assírio e Alvim

Desta forma, para Martim Sousa Tavares, este gesto de Saramago, que a Rádio Renascença detalha, a dedicatória de José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, à poeta, serve para derrubar a ideia de que a relação entre as duas figuras da literatura não era a melhor.

Entre os inéditos escondidos, durante anos a fio, entre as páginas dos cerca de mil livros que compõem a biblioteca pessoal da poeta estão também cartas e poemas.

Numas delas, dirigida a Jorge de Sena, não consta do livro publicado com a correspondência trocada entre ambos. De acordo com o neto, a carta foi “passada a limpo e provavelmente apreendida pela PIDE”, estimando-se que este documento tenha estado escondido no livro desde 1961.

Foto: Sophia de Mello Breyner Andersen/Facebook Centenário de Sophia

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da WOOK:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu no Porto, em 1919. Estudou filologia clássica na Faculdade de Letras de Lisboa. Estreou-se, em 1944, com a escrita de poesia. Além de poemas, escreveu contos, literatura infantil e ensaios. Traduziu Eurípides, Dante e Shakespeare. A sua longa e diversificada produção literária está traduzida em vários idiomas. Recebeu inúmeros prêmios, entre os quais destacam-se Camões (1999) e o Reina Sofía. Faleceu em 2004.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Obra Poética”, de Sophia de Mello Breyner Andersen (Assírio & AlvimWOOK):
https://www.wook.pt/…/obra-poetica-sophia-de-mello…/16286145

Leitores residentes no Brasil:
“Obra Poética”, de Sophia de Mello Breyner Andersen (Tinta-da-china BrasilLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/252812d4-8d73-4926-be4d-daec3…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top