Dona de um trabalho que é conhecido pela sua intensidade emocional, Louise Glück recorre a diversos temas, nomeadamente, ao mito, à história e à natureza como instrumentos para analisar não apenas a existência e a vida moderna, assim como a vida familiar, e transporta-os para a sua poesia. Nesse sentido. \”Averno\” e \”A Íris Selvagem\” acabam de chegar a Portugal, pela editora literada por Francisco Vale, como já tinhamos notíciado a 20 de outubro. No Brasil, a Companhia das Letras pretende reunir os 9 livros de poesia da autora em 4 volumes a partir do primeiro semestre de 2021.
Averno é um pequeno lago de cratera no sul da Itália, considerado pelos antigos romanos como a entrada para o submundo. É este lugar que dá nome à décima coleção de poemas de Louise Glück: Numa paisagem irremediavelmente virada para o inverno, é uma porta ou passagem que convida ao trânsito entre os mundos, ao mesmo tempo que resiste à sua reconciliação.
\”Averno\” é uma lamentação prolongada, os seus longos e inquietos poemas não são menos fascinantes por não terem solução ou consolo convencional, nem menos arrebatadores por serem selvagens, tomados pela dor.
O que \”Averno\” fornece não é um mapa para um ponto de chegada ou partida, mas um diagrama de onde estamos, o presente angustiante e duradouro. A edição portuguesa tem tem 144 páginas e tradução de Inês Dias.
Unidos pelos temas universais de tempo e mortalidade e com clareza e certeza de arte, a poesia de Louise Glück, presente em \”A Íris Selvagem\”, explora e, finalmente, celebra a provação de estar vivo. A edição portuguesa tem 144 páginas e tradução de Ana Luísa Amaral.
Foto: Louise Glück por Gasper Tringale
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre a autora:
Nascida a 22 de abril de 1943, em Nova Iorque, Louise Elizabeth Glück é professora na prestigiada Universidade de Yale. Como poetisa, é uma das mais galardoadas autoras americanas. Entre os prémios que já venceu, destaco o Prémio Pulitzer, o National Book Award, o National Book Critics Award e, mais recentemente, o Nobel de Literatura de 2020, atribuído pela Academia Sueca, entre outros. É autora de catorze coleções de poesia e duas coleções de ensaios. Livros como “Triunfo de Aquiles” e “Ararat” tornaram-na célebre nos Estados Unidos da América e pelo mundo fora.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Averno”, de Louise Glück (Relógio D\’Água, Wook):
https://www.wook.pt/livro/averno-louise-gluck/24535798
**“A Íris Selvagem”, de Louise Glück (Relógio D\’Água, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-iris-selvagem-louise-gluck/24546619
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 18 de dezembro de 2020.
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!