Como se sentiriam se um dos vossos contos fosse escolhido para a Best European Fiction, uma antologia publicada pela editora norte-americana Dalkey Archive? O português David Machado passou por essa experiência recentemente.
\”Muito orgulhoso de ver o meu conto ‘A noite repetida do comandante’ incluído na Best European Fiction 2017″, escreveu o autor na sua página de Facebook.
A Best European Fiction (“Melhor ficção europeia”, traduzido para português) é uma antologia de contos publicada pela editora americana Dalkey Archive Press desde 2010.
Convém referir que o conto de David Machado figura entre os 29 escritos por autores de toda a Europa, que foram selecionados para a edição deste ano. A antologia é descrita como uma fonte essencial para leitores, críticos e editores interessados em literatura europeia contemporânea.
Nesta oitava edição, a antologia prossegue com o seu compromisso de descobrir a melhor prosa escrita em todo o continente, desde a Irlanda até à Europa de Leste.
Sobre o autor:
Nascido em Lisboa em 1978, David Machado é autor do romance “O fabuloso teatro do gigante” e do livro de contos “Histórias possíveis”. Em 2005, o seu conto infantil “A noite dos animais inventados” recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, e desde então publicou mais três contos para crianças, “Os quatro comandantes da cama voadora”, “Um homem verde num buraco muito fundo” e “O tubarão na banheira”, distinguido com o Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infantojuvenil. Com o romance “índice médio de felicidade” venceu o Prémio da União Europeia para a Literatura 2015. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia e Marrocos. Traduziu os livros O Herói das Mulheres, de Adolfo Bioy Casares, e Obrigada pelo Lume, de Mario Benedetti.
Boas leituras!