Tendo em conta a comemoração dos 120 anos de “Os sertões”, a Ateliê Editorial está prestes a lançar a sua sexta edição do clássico de Euclides da Cunha.
Com aparato crítico de Leopoldo Bernucci, a edição conta com ortografia atualizada, revisão e acréscimos de Benucci, contando ainda com as ilustrações do artista plástico Enio Squeff. O livro está em pré-venda no site da editora.
Além do texto restaurado conforme as fontes mais autorizadas, o livro traz cerca de três mil notas, auxiliando o esclarecimento do difícil vocabulário euclidiano.
Originalmente publicada em 2001, a edição da Ateliê também traz índice onomástico de lugares e pessoas, uma cronologia da vida e obra do autor e prefácio do organizador, que aborda o problema das diferentes linguagens de “Os sertões” e das suas qualidades artísticas.
Foto: Euclides da Cunha/Divulgação
Sobre o autor:
Euclides da Cunha nasceu no Rio de Janeiro a 20 de Fevereiro de 1866. Em 1897, os seus artigos publicados no jornal O Estado revelam um conhecimento profundo do Brasil, razão pela qual foi enviado a Canudos como correspondente dessa publicação, onde ficou do início de agosto ao fim de outubro de 1897, iniciando a redação de “Os Sertões”, lançado em 1902. Faleceu a 15 de setembro de 1909 em circunstâncias dramáticas, deixando no prelo “É margem da história”.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
\”Os Sertões\”, de Euclides da Cunha (Ateliê Editorial, site da editora):
https://www.atelie.com.br/livro/pre-venda-os-sertoes-6a-ed/
Boas leituras!