Arrancou hoje a 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa

A Feira do Livro de Lisboa está de regresso e, mais uma vez, volta a ocupar o Parque Eduardo VII. Este, que é o maior evento do mercado editorial português, começou esta quinta-feira, 25 de agosto, e estende-se até dia 11 de setembro. A acontecer desde 1930, a edição de 2022, devido aos números, torna-se na maior edição de sempre, visto que estão instalados 340 pavilhões de 140 entidades — desde editoras a livreiros, passando por fundações ou outras instituições ligadas à literatura.

Na presente edição que já se iniciou houve um esforço para tornar o evento mais sustentável do ponto de vista ambiental. Isso inclui uma remodelação dos stands, feitos com materiais recicláveis e construídos em módulos. Foi graças a este novo modelo que o evento se manteve nesta altura do ano — nos dois anos anteriores essa alteração aconteceu graças à pandemia.

Adicionalmente, é importante referir que, em 2023, a Feira do Livro de Lisboa volta a decorrer entre maio e junho, ou seja, o período temporal em que acontecia anteriormente .

O país convidado deste ano é a Ucrânia. Haverá um expositor dedicado a promover a literatura e os autores do país do leste da Europa que tem estado em guerra desde o final de fevereiro, quando foi invadido pela Rússia. No total, esperam-se cerca de meio milhão de visitantes. A entrada, como sempre, é gratuita.

A programação inclui diversos lançamentos, apresentações, sessões de autógrafos e debates em torno da literatura. Mas também há showcooking, música e cinema. Durante toda a Feira do Livro de Lisboa, estará patente uma exposição de homenagem a Ruy de Carvalho. A mostra centra-se na vida e obra do ator de 95 anos.

A muito esperada Hora H vai funcionar entre 29 de agosto e 8 de setembro, de segunda a quinta-feira, na última hora da feira — ou seja, das 21 às 22 horas. Durante estes 60 minutos, os livros publicados há mais de dois anos vão estar à venda com 50 por cento de desconto. Além disso, existem as promoções diárias do Livro do Dia, em que cada editora escolhe várias obras para ficarem com um preço reduzido num determinado dia do evento.

Foto: Feira do Livro de Lisboa/Divulgação

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top