Aos 55 anos, Carlos Ruiz Zafón, falece em Los Angeles, vítima de um cancro

O autor catalão, que desapareceu fisicamente, hoje, deixou-nos os seus livros de altíssima qualidade que nos fazem sonhar e, ao mesmo tempo, refletir na importância dos livros e da literatura. Apesar da sua tetralogia ter sido iniciada, há 19 anos, com \”A Sombra do Vento\”, onde nos apresentou Daniel Sempere, ela vai continuar atual.

“Hoje é um dia muito triste para toda a equipa da Planeta, que conheceu e trabalhou com o escritor durante 20 anos, durante os quais se forjou uma amizade que transcende o profissional. Zafón morreu, mas continuará muito vivo, através dos seus livros.” — Editora Planeta

Carlos Ruiz Zafón, que se tornou um fenómeno, no mundo inteiro, depois do lançamento de \”A Sombra do Vento\”, o romance com o qual inaugurou a série \”O Cemitério dos Livros Esquecidos\”, em 2001, morreu, hoje, aos 55 anos, segundo uma informação divulgada pela editora espanhola Planeta, através do Twitter. Ele, que vivia em Los Angeles, desde os anos 90, para além de romancista, trabalhava como guionista de cinema, lutava, há cerca de 2 anos, contra um cancro no cólon.

Antes da sua estreia no mundo literário, trabalhou como publicitário. Numa entrevista ao jornal El País, há uma dúzia de anos atrás, o autor, nascido em Barcelona a 25 de setembro de 1964, admitiu que, além de ganhar bem, aprendeu muito com essa experiência, em cada uma das agências de publicidade por onde passou. Chegou mesmo a realçar que, na sua opinião, existe uma ligação entre a publicidade e a literatura.

“Muitos escritores, como Don DeLillo, trabalharam em publicidade porque toca a literatura. Aprendemos a ver a linguagem, as palavras, como imagens. É a mesma coisa com romancistas que foram jornalistas. Michael Connely, que me interessa muito, era jornalista de justiça em Los Angeles e, sem esse treino, a sua literatura seria muito diferente, sem dúvida.\” — Carlos Ruiz Zafón

\"\"
Fonte: Editorial Planeta Portugal

Foi nos livros infanto-juvenis que o escritor se estreou em 1993, com o primeiro volume da saga \”O Príncipe da Neblina\”, galardoado com o Prémio Edebé. Ainda assim, são os seus livros para adultos que o tornaram famoso. 

\”A Sombra do Vento\”, romance publicado, em 2001, em Espanha, valheu-lhe a fama internacional e a popularidade em países tão distintos como a Itália, Austrália, China e Estados Unidos da América. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro, é considerada a obra de ficção em língua espanhola mais popular depois de \”Dom Quixote de la Mancha\”, de Miguel de Cervantes.

A narrativa de \”A Sombra do Vento\” inaugurou a tetralogia \”O Cemitério dos Livros Esquecidos\”, encerrada em 2016 com \”O Labirinto dos Espíritos\”. A história passa-se “Barcelona literária e tenebrosa”, como descreveu o La Vanguardia, numa “Barcelona gótica”, como afirmou o próprio autor em entrevista ao Observador em 2016, por altura da publicação do último volume em Portugal.

Esta trama “gótica” ocorre entre o início do século XX e a atualidade, e propõe uma reflexão sobre o papel do livro e a importância da literatura num período em que as tecnologias já estavam a mudar os hábitos de leitura.

“É uma estilização, quis fazer de Barcelona uma personagem, mais do que um cenário. Tem este lado menos óbvio, barroco, quase expressionista, necessário para estas histórias. É uma Barcelona literária, claro, não se trata de uma crónica ou de uma reportagem.” — Carlos Ruiz Zafón

Em termos de declarações oficiais, por parte do governo, Pedro Sánchez, no papel de Primeiro-Ministro espanhol, reagiu à morte do escritor no Twitter. “Deixa-nos um dos escritores espanhóis mais lidos e admirados em todo o mundo. Carlos Ruiz Zafón, importante romancista da nossa época, deixa um importante contributo para a literatura atual. Obrigado por nos teres feito viajar pelas tuas histórias”, escreveu o governante.

Entre os vários galardões que recebeu pela sua obra, conta-se o Prémio Literário Casino da Póvoa, que foi atribuído em 2016 durante o festival literário Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim. Zafón Foi o terceiro escritor a receber o galardão, depois de Lídia Jorge (2004) e António Franco Alexandre (2005).

Foto: Carlos Ruiz Zafón por Enric Vives-Rubio

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Barcelona, a 25 de setembro de 1964. Carlos Ruiz Zafón iniciou a sua carreira literária, em 1993, com \”O Príncipe da Neblina\” (Prémio Edebé), a que se seguiram \”O Palácio da Meia-Noite\” e \”As Luzes de Setembro\”, três romances reunidos no volume \”Trilogia da Neblina\” e \”Marina\”. Em 2001 publicou \”A Sombra do Vento\”, que rapidamente se transformou num fenómeno literário internacional. Com \”O Jogo do Anjo\” (2008) regressou ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Desta série de livros extremamente aclamada, fazem parte, também, \”O Prisioneiro do Céu\” (2011) e \”O Labirinto dos Espíritos\” (2016). As suas obras foram traduzidas em mais de quarenta línguas e conquistaram numerosos prémios e milhões de leitores nos cinco continentes. Viveu em Los Angeles e, além dos seus romances, colaborou em jornais como La Vanguardia ou o El País. Faleceu em Los Angeles, a 19 de Junho de 2020, aos 55 anos, vítima de cancro.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Príncipe da Neblina” – Trilogia da Neblina, Livro 1, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, WOOK):
https://www.wook.pt/livro/o-principe-da-neblina-carlos-ruiz-zafon/11462376
“O Palácio da Meia-Noite” – Trilogia da Neblina, Livro 2, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-palacio-da-meia-noite-carlos-ruiz-zafon/14953039
“As Luzes de Setembro” – Trilogia da Neblina, Livro 3, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/as-luzes-de-setembro-carlos-ruiz-zafon/15767735
“Marina” – Edição Especial, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/marina-carlos-ruiz-zafon/22307092
“A Sombra do Vento” – O Cemitério dos Livros Esquecidos, Livro 1, de Carlos Ruiz Zafón (eBook, Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/ebook/a-sombra-do-vento-carlos-ruiz-zafon/24009183
“O Jogo do Anjo” – O Cemitério dos Livros Esquecidos, Livro 2, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-jogo-do-anjo-carlos-ruiz-zafon/18879929
“O Prisioneiro do Céu” – O Cemitério dos Livros Esquecidos, Livro 3, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-prisioneiro-do-ceu-carlos-ruiz-zafon/18879930
“O Labirinto dos Espíritos” – O Cemitério dos Livros Esquecidos, Livro 4, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-labirinto-dos-espiritos-carlos-ruiz-zafon/20742682

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top