Depois de sabermos da nova adaptação desta obra-prima da ficção científica para o filme, da recente chegada da nova edição portuguesa do primeiro volume de \”Duna\”, do autor Frank Herbert, por parte da Relógio D\’Água, chegou a hora de partilhar a informação, com os leitores do Sonhando Entre Linhas, que a Editora Intrínseca fez chegar hoje às livrarias brasileiras, a graphic novel baseada nesta narrativa bastante elogiada por autores como Arthur C. Clarke e Neil Gaiman.
A Editora Intrínseca lançou, a partir de hoje, o primeiro volume da série de graphic novels baseada no romance \”Duna\”, escrito por Frank Herbert. Relembro que, na edição original, a narrativa se estende por 5 volumes.
Lançado originalmente em 1965, o livro se tornou um marco da ficção científica moderna. O volume 1 de \”Duna\” arrecadou um Hugo Award, em 1966, um ano depois de ter chegado, pela primeira vez, Às livrarias norte-americanas. Quanto à série literária, serviu de referência para clássicos como \”Star Wars\” e soma mais de 20 milhões de exemplares vendidos.
Em relação a esta adaptação, é assinada por Brian Herbert, filho do autor, e Kevin J. Anderson, com ilustrações de Raúl Allén e Patricia Martin, possui 176 páginas, tradução de Ulissses Teixeira e encadernação de brochura.
A história decorre num futuro distante, numa sociedade feudal interestelar, na qual a casa Atreides, liderada pelo duque Leto, se prepara para uma jornada. O destino é o planeta desértico de Arrakis, também conhecido como Duna, um lugar cercado de mistérios e perigos, a única fonte da substância mais valiosa do cosmos.
Com um universo extremamente complexo e bem desenvolvido, o livro de Frank Herbert extrapola os limites da ficção científica ao explorar temas atuais, como a desigualdade social, as guerras políticas e o desequilíbrio ambiental.
Foto: Divulgação; Fonte: Editora Intrínseca
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu em Tacoma, Washington, e estudou na Universidade de Washington, Seattle. Teve uma grande variedade de empregos — incluindo operador de câmara de TV, comentador de rádio, apanhador de ostras, instrutor de sobrevivência na selva, psicanalista, professor de escrita criativa, repórter e editor de vários jornais da Costa Oeste dos EUA… antes de se tornar escritor a tempo inteiro. Em 1952, Herbert começou a publicar ficção científica com “Looking for Something?” na revista Startling Stories. Mas o seu verdadeiro aparecimento como escritor de primeira importância só aconteceu em 1965, com a publicação de “Duna”. Seguiram-se “Dune Messiah”, “Children of Dune”, “God Emperor of Dune”, “Heretics of Dune” e “Chapterhouse”: Dune, completando a saga a que o Chicago Tribune chamaria “um dos monumentos da moderna ficção científica”. Herbert também é autor de cerca de outros vinte livros, incluindo “The Jesus Incident”, “The Dosadi Experiment” e “Destination: Void”. Faleceu em 1986.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Duna”, de Frank Herbert (Relógio D’Água, Wook):
https://www.wook.pt/livro/duna-frank-herbert/24457438
Leitores residentes no Brasil:
Duna – Graphic Novel Volume 1, de Frank Herbert – Adptado por Brian Herbert, Kevin J. Anderson, Raúl Allén , Patricia Martín (Editora Intrínseca, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/duna-graphic-novel-volume-1-1-ed-2021/artigo/764b2ab7-de80-4ae5-9a4d-69b25c5e0d62
“Duna”, de Frank Herbert (Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/duna-2-ed-2017/artigo/e6086389-e3fe-4ba3-a479-f6b46b97fc1f
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!