A veia poética de Roberto Bolaño presente em \”A universidade desconhecida\” em pré-venda na Companhia das Letras

Famoso pelos seus romances, com destaque para \”Os Detetives Selvagens\” e \”2666\”, o autor chileno Roberto Bolaño foi, antes de tudo, um poeta. Não é por acaso que os personagens das suas extensas narrativas costumam praticar versos, imersos no submundo da América Latina — palco das narrativas do autor.

“Chegar à poesia de Roberto Bolaño é chegar a uma cidade desconhecida e reconhecê-la. Ela não só condensa e espelha muito de seus romances como parece ser o ponto onde tudo começa: laboratório de escrita no qual uma espécie de poeta despreocupado e feliz mexe com o que há de mais poético” — Marília Garcia

\"\"
Fonte: Companhia das Letras

\”A universidade desconhecida\”, sexto e último livro de poemas de Bolaño, publicado postumamente em 2007, sob o título de \”La universidad desconocida\”, está em pré-venda pela Companhia das Letras, e reúne versos de todas as fases da sua vida.

O conjunto, traduzido para o português por Josely Vianna Baptista, foi organizado pelo próprio autor antes de sua morte precoce, em 2003, aos 50 anos. Em termos da edição, ela tem 832 páginas e a arte da capa é de Raul Loureiro.

No seu trabalho poético, ele realça a melancolia, o humor soturno e vislumbres apocalípticos do futuro, sem perder de vista uma grande devoção ao poder dos versos e à potência gerada pela comunhão dos jovens em torno da literatura.

Foto: Roberto Bolaño/Divulgação; Fonte: Companhia das Letras

Sobre o autor:
Nascido no Chile, em 1953, narrador e poeta, Roberto Bolaño impôs-se como um dos escritores latino-americanos do nosso tempo. Publicou, entre outros, os ensaios recolhidos em “Entre Paréntises”, os livros de contos “Llamadas Telefónicas” (Prémio Municipal de Santiago do Chile), “Putas Asesinas” e “El Gaucho Insufrible”, e os romances “Estrella Distante”, “Amuleto”, “Monsieur Pain”, “Nocturno de Chile”, “Amberes”, “Los Detectives Selvajes” (Prémio Herralde de Novela e Prémio Rómulo Gallegos, ambos por unanimidade) e o monumental “2666”.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
“A universidade desconhecida”, de Roberto Bolaño (Companhia das Letras, site da editora):
https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14172

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top