Uma nova aposta num autor português editado neste ano de 2021, que caminha para o fim, pela Cultura Editora. Desta vez, trago-vos a minha opinião sobre \”A Rapariga Invisível\”, de Carlos M. Queirós.
\”Nunca cortes uma árvore, mesmo que te pareça morta.\”
— Carlos M. Queirós
No Hospital de São João, Rafael Castro está a ser operado a um tumor cerebral. A sua companhia constante é uma menina chamada Eva que só ele vê e ouve. Certo dia, Eva deu-lhe uma missão: Salvar Rita Lemos, que está em coma há dois anos no piso oito do hospital.
Entretanto, o Dr. Pinto Fraga pensa que Eva é uma alucinação da doença do paciente, no entanto o seu colega brasileiro Dr. Wilson Mendes julga que o tumor estava a originar que determinados mecanismos cerebrais coincidissem com uma dimensão desconhecida.
\”Quem não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.\”
— Carlos M. Queirós
Acho que o que mais me intrigou neste livro foi o facto de ele ser baseado em fatos reais. Pessoalmente, eu acredito bastante no tema que o livro aborda, acho que foi por isso que gostei tanto dele. Ainda assim, houve uma situação, mais para o final do livro, que me deixou sem saber o que achar… Fiquei chocada, intrigada e, ao mesmo tempo, sem saber como reagir ou se acreditava.
É sempre bom ler livros que nos façam pensar para além do que existe neste mundo. Mas, devo dizer que este livro tem de ser lido com a mente extremamente aberta. Acho que é daqueles livros ou se ama ou se odeia.
Quanto à narrativa do livro, ela é muito cativante, o autor prendeu-me às páginas desde o início e não consegui parar de ler.
Gostei tanto de todos os personagens. Foram muito bem elaborados. Gostava de dizer que gostei mais de uns do que te outros, mas neste livro adorei cada personagem que apareceu e senti um carinho enorme pela história e personalidade de cada um. Foi uma leitura que me fez viver o livro completamente.
Por fim, aconselho a todos que acreditam no além, na vida depois da morte, na esperança e nos milagres a lerem este livro. Vai tocar-vos o coração.
Foto: Carlos M. Queirós/Divulgação
Sobre o autor:
Nascido em Marco de Canaveses em 1967, Carlos M. Queirós cresceu num meio rural, com mais sete irmãos. O isolamento da aldeia, a falta de motivos de interesse para os jovens, levaram o autor a despertar para a escrita, na sua adolescência. É formador em diversas vertentes da área comercial e fundador de TERRALETRAS (associação de escritores em Marco de Canaveses). \”A Rapariga Invisível\” marcou a sua estreia na Cultura Editora.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
\”A Rapariga Invisível\”, de Carlos M. Queirós (Cultura Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-rapariga-invisivel-carlos-m-queiros/24259341
Boas leituras!