A premissa do sonho de uma jovem negra que quer ser filósofa dá corpo ao romance \”Estela sem Deus\”, de Jeferson Tenório

Depois da publicação de “O avesso da pele” (ed. Companhia das Letras, vencedor do Prémio Jabuti em 2021), que é o terceiro romance na linha cronológica de livros escritos por Jeferson Tenório, a editora traz, agora, uma nova edição de “Estela sem Deus”, publicado originalmente em 2018, sendo que nesta obra temos a luta e coragem de uma adolescente negra que sonha ser filósofa e encontrar o seu lugar no mundo. A edição brasileira possui 184 páginas estará nas livrarias brasileiras a partir do próximo dia 12 de agosto.

\"\"
“Estela sem Deus”, de Jeferson Tenório
(ed, Companhia das Letras, 184 páginas)

“Ao pensar dessa forma, uma espécie de tristeza tomou conta de mim porque eu não tinha respostas. As perguntas me doíam e me rasgavam porque eu estava dividida entre o pecado e o pensamento.
— Jeferson Tenório

Um pouco antes das eleições de 1989, a protagonista deste romance migra de Porto Alegre para o Rio de Janeiro. Entre as duas cidades, entre a infância e a adolescência pobres, acompanhamos a trajetória de Estela, que se vê no meio de uma sequência de violências, faltas e desamparos a que ela, a mãe e o irmão são submetidos.

Manifestando as suas inquietações com a vida, as perguntas da jovem perscrutam o seu mundo e as dores que carrega. Na relação ambígua com a família, nos embates entre religião e liberdade: a força da escrita de Jeferson Tenório surpreende mais uma vez nesta narrativa sobre crescer num país cruel e desigual.

Com o ótimo ‘Estela sem Deus’, o autor transborda talento ao narrar a experiência de uma adolescente em busca de sua identidade.
— O Globo

Os pensamentos de ‘Estela sobre Deus’, tão presentes desde o início da sua trajetória, ganham a intensidade da fé e a desilusão de ver sua liberdade privada. Pode-se dizer que a liberdade é uma ambição da filosofia, e Estela vive em busca de ser livre. Livre para questionar, sentir prazer, procurar sua autenticidade e seu lugar.
— Djamila Ribeiro,
autora de \”Quem tem medo do feminismo negro?\”

Até este momento, ainda não existe qualquer data prevista para a publicação da edição portuguesa deste romance. Ainda assim, os leitores portugueses podem ler \”O avesso da pele\” (ed. Companhia das Letras Portugal), que está disponível nas livrarias físicas e na Wook desde abril de 2021.

Foto: Jeferson Tenório por Daniel Marenco

Sobre o autor:
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou-se na literatura com o romance “O Beijo na Parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol.  Com “O avesso da pele”, romance vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria de “Romance Literário”, o autor fez a sua estreia na Companhia das Letras. É autor também de “Estela sem Deus”, romance originalmente editado em 2018 e reeditado pela Companhia das Letras em 2022.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
**“Estela sem Deus”, de Jeferson Tenório (Companhia das Letras, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Estela-sem-Deus-Jeferson-Ten%C3%B3rio/dp/6559211584
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 12.08.2022

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top