No ano do centenário da Folha de São Paulo, um dos mais respeitados e célebres jornais brasileiros, existirão novos colunistas e um deles é, sem dúvida, um dos autores mais falados de 2020, visto que Itamar Vieira Junior, nascido na Bahia e geógrafo, venceu, para além do Prémio LeYa, em 2018, o Prêmio Jabuti e o Prêmio Oceanos, no ano passado, com o seu magistral romance de estreia, \”Torto Arado\”.
“É um momento de celebração da liberdade de imprensa e de expressão quando o jornal completa 100 anos e é voz ativa na defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos. Para mim, é especial fazer parte disso.” — Itamar Vieira Junior
É importante realçar que esta coluna será publicada na Ilustríssima. Nas suas palavras, ele declara:
“A coluna vai ser um espaço importante para falar de política, arte e direitos humanos. Será interessante compartilhar pensamentos com os leitores e criar esse espaço de diálogo. Estou bem animado.” — Itamar Vieira Junior
A narrativa de \”torto Arado\” apresenta-nos Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia e descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário.
Quando eram ainda crianças. intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra.
Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.
Atualmente, não podemos compactuar com as práticas de violência que se abatem sobre o lado rural do Brasil e que, para muitos, é uma realidade distante, remota, que só acontecia em séculos passados. Apesar de ela não ocorrer da forma que já conhecemos em outros tempos, a servidão humana, em condições análogas à escravatura ainda está bastante presente nos dias de hoje, sobretudo, no interior de alguns estados do Brasil. Ainda que muita gente não goste do termo \”Brasil profundo\”, esta é uma realidade que deve ser analisada com atenção e preocupação.
Queria sublinhar que, num momento em que, recentemente, o autor foi entrevistado para o programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura, e se soube que Lula da Silva estava a ler \”Torto Arado\”, acredito, tal como o escritor, que uma grande parte sociedade brasileira não está para aguentar, por muito mais tempo, a falta de igualdade, a falta de representatividade e os ataques que, especialmente, a população negra, indígena e/ou com orientação sexual diferente, têm vindo a sofrer.
Assim sendo, é inspirador ver que, na última edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, mesmo tendo sido a primeira edição virtual, devido à pandemia de coronavírus, os três livros mais vendidos foram: \”Torto Arado\”, de Itamar Vieira Junior (ed. Todavia), \”Garota, Mulher, Outras\”, de Bernardine Evaristo (ed. Companhia das Letras) e \”O avesso da pele\”, de Jeferson Tenório (ed. Companhia das Letras).
Foto: Itamar Vieira Junior/Divulgação
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. É geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Publicou a coletânea de contos “A Oração do Carrasco” (2017), finalista do prestigiado Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas em França e nos EUA. “Torto Arado”, o seu primeiro romance, publicado em Portugal, pela LeYa, e no Brasil, pela Todavia, foi galardoado com o Prémio LeYa em 2018. Já em 2020, venceu o Prêmio Jabuti e o Prêmio Oceanos. Escreve para o jornal Rascunho e, a partir de Abril, também passará a escrever para a Ilustríssima, que faz parte da Folha de São Paulo.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (LeYa Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/torto-arado-itamar-vieira-junior/22818702
Leitores residentes no Brasil:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/torto-arado-1-ed-2019/artigo/c253ee34-2b2b-42ed-bd21-831f850970d2
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!