Com cerca de 200 páginas, “A Clockwork Condition”, a obra inacabada que foi escrita, entre 1972 e 1973, depois do imenso sucesso da adaptação cinematográfica de “Laranja Mecânica”, por Stanley Kubrick, foi encontrada na antiga casa do autor britânico em Bracciano, Itália.
O manuscrito descoberto nos seus arquivos pessoais, segundo o próprio autor, é uma “declaração filosófica sobre a condição humana contemporânea”, e desenvolve, de forma ainda mais profunda, as temáticas exploradas em “Laranja Mecânica”, a sua obra mais famosa, publicada, pela primeira vez, em 1962.
Burgess entrega-nos um retrato de uma sociedade futurista em que o protagonista Alex DeLarge e o seu grupo de amigos cometem uma série de crimes violentos que suscitam uma resposta igualmente agressiva por parte de um governo totalitário, o que faz com que seja comparado a outras duas distopias clássicas: “1984”, de George Orwell e “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, outros dois ícones da literatura britânica.
Para além do livro, o filme também criou polémica, em 1971, aquando da sua estreia, levando a que se questionasse se teria provocado a onda de violência que teve lugar à época, tendo culminado com a eliminação do filme do circuito de cinemas no Reino Unido.
A continuação do romance permaneceu esquecida durante décadas, até ser entregue, após a morte do escritor, em 1993, à International Anthony Burgess Foundation, em Manchester, Inglaterra, juntamente com o restante espólio.
Andrew Biswell, director da fundação, realçou que o manuscrito descoberto “traz uma nova luz à obra de Burgess, de Kubrick, e à controvérsia à volta do romance”, acrescentando ainda que “este manuscrito fornece um contexto sobre o trabalho mais famoso de Anthony Burgess e amplifica as suas ideias sobre crime, punição e os possíveis efeitos corruptores da cultura visual”.
Foto: Anthony Burgess por Peter Johns
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sugestões de Leitura
Leitores residentes em Portugal:
“Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess (Alfaguara Portugal, WOOK):
https://www.wook.pt/…/a-laranja-mecanica-anthony-b…/14351436
“1984”, de George Orwell (Antígona – Editores Refractários, Wook):
https://www.wook.pt/livro/1984-george-orwell/192908
“Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley (Antígona, Wook):
https://www.wook.pt/…/admiravel-mundo-novo-aldous-…/15294750
Leitores que residem no Brasil:
“Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess (Edição dos 50 anos, com capa dura, Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/cf82d236-d070-4cc5-b902-49fcb…
“1984”, de George Orwell (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/c2581bed-5e91-4b27-8ab0-1444b…
“Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley (Biblioteca Azul, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/3debaa08-7d00-4aec-934f-babde…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!