Conhecida pela produção de séries que arrastam grandes multidões, a HBO revelou, há poucos dias, as primeiras fotografias da série “A Amiga Genial”.
A produtora que os oito episódios planeados, até ao momento, consigam ter um sucesso semelhante aos livros de Elena Ferrante, uma das mais bem sucedidas e, simultaneamente, misteriosas autoras da actualidade.
O sucesso da tetralogia que escreveu é mais que muito e, embora viva longe das luzes da ribalta, foi a autora que decidiu viver assim. Como já afirmou nas parcas entrevistas que habitualmente concede, aos media, e, mesmo nessas, as perguntas são respondidas por e-mail, nunca se deixando fotografar, Elena Ferrante afirma que a obscuridade é boa para o trabalho que realiza. Doutra forma, jamais saberia como lidar com a ansiedade provocada pela excessiva notoriedade.
No entanto, na sua aclamada tetralogia, com a qual continua a coleccionar milhões de leitores ao redor do planeta, é em “A Amiga Genial” que a autora apresenta as suas protagonistas, Elena e Lila, duas amigas que se conhecem, ainda, durante a infância. Quem já leu os 4 livros sabe, obviamente que toda a narrativa tem as suas raízes plantadas na cidade de Nápoles, em Itália. Todavia, os oito episódios vão retratar toda a tetralogia e estão a ser filmados na pequena cidade de Caserta.
A selecção do elenco para a adaptação do romance foi um processo relativamente longo, estendendo-se ao longo de 8 meses. Durante esse período, cerca de 9.500 crianças e 500 adultos, entre actores profissionais e pessoas comuns, participaram nesta exigente fase.
Se é uma daquelas pessoas que gosta de saber os números e as estatísticas, esta produção da HBO, cujas primeiras fotografias foram, recentemente, reveladas, vai envolver mais de 150 actores e 5000 extras.
Neste momento, deve estar a perguntar-se quem serão as actrizes que vão dar vida a Elena e Lila. Bem, na primeira parte da história, Elisa Del Genio e Ludovica Nasti interpretarão os papéis de Elena e Lila, respectivamente, na sua infância. Depois, quando Elena e Lila chegarem à adolescência, Margherita Mazzucco e Gaia Girace, assumem o papel.
Adicionalmente, numa singular entrevista de Ferrante ao New York Times quando lhe é perguntado se vê, nesta adaptação da sua maior obra literária, uma oportunidade de apresentar, às crianças, os prazeres da leitura, a autora confessa:
“Gostaria, claro, que isso acontecesse. Mas a oportunidade que estamos a falar, tem pouco a ver com leitura, se é que tem alguma coisa. As crianças estão aqui para fazer parte do show business. Isso não significa que algumas não venham a descobrir que tudo começou com um livro, que por trás do mundo do show business, com os seus meandros e o seu dinheiro, sempre existe, embora em posição secundária, o poder da escrita e da leitura.”
Além disso, os fãs querem saber, igualmente, qual é o nível de envolvimento da escritora na produção da série e ela respondeu o seguinte:
“O bairro em questão é uma amálgama de diferentes lugares de Nápoles que conheço bem. É sempre isso que acontece, quando escrevo sobre pessoas ou coisas. Não sei o que acontecerá no ecrã. Por enquanto, a minha contribuição para o cenário limitou-se a algumas observações sobre a fidelidade do visual. Quanto à colaboração para o guião, não sei escrever guiões, não tenho a técnica, mas leio tudo e envio notas detalhadas. Não sei se eles vão levar em conta. É muito mais provável que as minhas notas sejam usadas mais tarde, na redacção do texto final.”
Boas leituras!