Julian Fellows foi o homem que subiu ao palco para receber o Óscar para Melhor Argumento por “Gosford Park”. Depois, assinou o guião da incrivelmente bem-sucedida “Downton Abbey”. Agora, prepara-se para ver a estreia de mais uma série de época, “Belgravia”. Contrariamente à longa “Downton Abbey”, esta é minissérie de seis partes, que adota o nome do famoso distrito londrino e é baseada no romance homónimo publicado por Fellowes em 2016.
O arco narrativo desta história atravessa um quarto de século e o enredo desenrola-se na era vitoriana. Nele, acompanhamos os acontecimentos que sucedem um enorme baile na antecipação de uma das maiores batalhas do continente europeu, a mítica batalha de Waterloo, que foi igualmente abordada, por exemplo, no clássico magistral do autor francês Victor Hugo, “Os Miseráveis”.
“Os mercados cresciam, a indústria também, o comércio expandia-se, o Império alargava-se. Tudo era maior nessa fase e creio que isso dá a esta série um tom diferente”, como nos revela o autor em declarações à “RadioTimes”.
Não será de estranhar que este argumento de Fellows contenha muitos dos traços que tornaram “Downton Abbey” numa série tão viciante: dramas, mistérios, segredos, tudo sempre bem torneado com a exigência das boas maneiras da época. Como protagonistas do elenco surgem Tamsin Greig, Philip Glenister, Harriet Walter, Alice Eve ou Tom Wilkinson.
“Belgravia” tem estreia marcada para dia 12 de abril. No entanto, neste momento, ela irá acontecer nos Estados Unidos, somente. Ainda não se sabe quando, ou em que plataforma, é que ficará disponível em Portugal.
Foto: ITV
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Ator, escritor, realizador e produtor, estudou em Ampleforth, no Magdalene College, em Cambridge e na Webber Douglas Academy of Dramatic Art. Julian Fellowes escreveu o argumento do premiado filme Gosford Park, realizado por Robert Altman, que em 2001 recebeu o Oscar de melhor argumento original. Em 2005 realizou Mentiras Sinceras, com o qual ganhou o prémio da National Board of Review para o melhor realizador estreante. Julian Fellowes é casado e tem um filho.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Belgravia”, de Julian Fellowes (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/belgravia-julian-fellowes/19310200
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!