A convite da Mariana Gonçalves, do canal Sonho de Estante, eu e a Alice Maulaz vamos participar numa live em que vamos falar sobre diversos assuntos relacionados com o mercado editorial, incluindo processo de publicação de livros com editora, autopublicação e tradução. A live acontece, no próximo dia 7 de Março pelas 12h00 (Horário de Brasília) e 15h00 (Horário da Europa). Marquem nas vossas agendas! O link da live é: https://www.youtube.com/watch?v=G12k4KPjZSY.
A meu ver, os blogs literários, as contas de Instagram ligadas aos livros e, obviamente, os canais que abordam a importância dos livros, da leitura e da literatura, numa plataforma com o alcance que o YouTube tem, têm um papel importantíssimo na formação de novos leitores, na criação de hábitos de leitura mais regulares e na tarefa de demonstrarem que a leitura pode ser algo prazeroso e, além disso, não precisa de ser feita de forma solitária, sempre.
Se olharmos ao nosso redor, nos dias que correm, vivemos num mundo onde a maioria das pessoas querem consumir conteúdos rápidos, nomeadamente, filmes e séries de televisão. Não é que isso seja necessariamente mau. No entanto, nesta conversa, vamos falar sobre o processo de publicação de um livro, desmistificar um pouco esse lado que, para a maioria dos leitores, é desconhecido.
Já alguma vez pensaram como é que uma editora adquire um livro para publicação?
Já tentaram imaginar como é que é criada ou escolhida uma capa para esse mesmo livro?
Quando uma editora tem que traduzir uma narrativa de uma autora internacional, a título de exemplo, \”Os Sete Maridos de Evelyn Hugo\”, da Taylor Jenkins Reid, conhecem o processo e o importância do trabalho do tradutor?
Para quem quer publicar o seu primeiro livro e não encontra uma editora tradicional, sabe, porventura, que pode ser um autor independente e publicar a sua narrativa na Amazon, de forma gratuita?
Será que já pensaram nos prós e nos contras de cada uma destas formas de publicação?
Estas são algumas das perguntas que vamos tentar responder nesta live que, desde já, agradecemos o convite e pela qual, estamos muito ansiosos.
Foto: Mariana Gonçalves/Divulgação
Sobre a Mariana Gonçalves:
A residir em Brasília, é designer gráfica e a criadora do canal Sonho de Estante, um lugar onde ela conversa sobre livros, filmes séries e algumas aleatoriedades nos vlogs semanais.
Canal Sonho de Estante: https://www.youtube.com/channel/UC18OVCO_jVXP3FZ4yLJhmNQ
Instagram: https://www.instagram.com/sonhodeestante/
Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/2391747
Sobre mim:
Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.
Sobre Alice Maulaz:
Nascida em 1995, é escritora, tradutora e consultora de escrita criativa. Alice Maulaz escreveu o livro de poemas “The Things I Haven’t Said” e já participou em mais de 15 antologias no Brasil, tendo organizado as antologias “Notas de Amor-Próprio” e “E aí, voei”. Além disso, é apaixonada por idiomas, leitura de clássicos, viagens e séries de TV. Atualmente, colabora com a página literária Sonhando Entre Linhas e reside em Bristol, no Reino Unido.
Instagram de Alice Maulaz:
https://www.instagram.com/alicemaulaz/
\”The Things I Haven\’t Said\”, de Alice Maulaz (Livro físico, Loja Americanas):
https://www.americanas.com.br/produto/1824095639/the-things-i-haven-t-said
\”The Things I Haven\’t Said\”, de Alice Maulaz (eBook gratuito):
https://www.smashwords.com/books/view/1064562
\”Notas de amor-próprio\”, antologia organizada por Alice Maulaz (eBook, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Notas-amor-pr%C3%B3prio-Alice-Maulaz-ebook/dp/B07YBSM5XQ
Posts sobre Virginia Woolf no Sonhando Entre Linhas:
https://sonhandoentrelinhas.pt/blog/category/especiais/o-mundo-de-virginia-woolf/
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!