Com o intuíto de dar voz a quem não a tem, através da literatura, a atriz e encenadora portuguesa Sara Barros Leitão, de 30 anos, recentemente distinguída com o Prémio Revelação do Teatro Nacional D. Maria II, criou o Heróides – Clube do Livro Feminista, cujas inscrições, que são gratuítas, começaram no dia 1 de janeiro e ele decorre em formato digital. A cada mês, vai ser lido um dos 12 livros já definidos.
O projeto que agora começa faz parte da Cassandra, estrutura de criação fundada no ano passado peal própria atriz e é o fruto que nasceu dos 5 mil euros recebidos por ter vencido o Prémio Revelação do Teatro Nacional D. Maria II.
Quanto ao nome do mesmo, ele foi \”roubado ao livro homónimo de Ovídio, em que o autor escreve várias epístolas assinadas pelas heroínas da mitologia grega e romana, endereçadas aos seus amantes\”, como ela afirma no site do projeto. Além disso, tudo isto começou ao perceber que todos os livros que uma amiga lera, nos últimos tempos, haviam sido escritos por homens brancos e europeus.
“Vários séculos depois, continuamos a negar o lugar de fala e a perpetuar a criação de uma narrativa única e androcêntrica.” — Sara Barros Leitão
O mote que a move prende-se com o facto de acreditar que \”os livros salvam vidas e o feminismo salva o mundo.\” Nesse sentido, escolheu 12 pessoas que admira e com quem quer aprender e cada uma delas escolheu um livro para cada um dos meses de 2021.
As sessões do Heróides vão realizar-se sempre no último sábado de cada mês, via Zoom, com a pessoa convidada e quem se quiser juntar. É importante reforçar que a participação é gratuita e todas as sessões têm interpretação de linguagem gestual, o que as torna ainda mais inclusivas e aumenta o alcance das mesmas.
No site, pode ler-se:
\”Seria ideal que conseguisses ter terminado de ler o livro antes de cada sessão, mas não é impeditivo. Até pode acontecer não teres gostado ou percebido o livro, e não tem mal nenhum, será até interessante ouvir o que sentiste. Deves ainda saber que não são permitidos discursos de ódio, linguagem ou atitudes racistas, xenófobas, sexistas, e tudo o que atente contra a Constituição Portuguesa e os Direitos Humanos. São bem-vindas linguagens e atitudes inclusivas e não discriminatórias.\”
Há um ponto, a meu ver, bastante interessante, uma vez que os leitores são desafiados a não comprar as obras em plataformas multinacionais, pois estas, como refere a organização do clube, “perpetuam condições de trabalho precário”. Em vez disso, sugere-se a compra numa pequena livraria ou num alfarrabista.\”
Como Sara Barros Leitão, Susana Ferreira (directora de produção da Cassandra) e Marta Ramos (designer) foram surpreendidas pelos mais de 180 pedidos de inscrição, existirá igualmente a possibilidade de se assistir à sessão por Webinar (o que requer igualmente registo através de um formulário disponível no site oficial do projecto, https://www.cassandra.pt/heroides).
As sessões não serão gravadas, nem serão partilhados registos das mesmas, para que constituam espaços de conversa informal e honesta: “Acima de tudo, gostávamos que fosse um espaço seguro e confortável para tod@s, afinal, não é assim que o mundo deveria ser?”.
“O desafio lançado às pessoas convidadas foi que escolhessem um livro do qual gostassem e com o qual se identificassem. A escolha seria livre, mas com alguns requisitos, desde logo: era necessário que o livro estivesse traduzido em português e fosse fácil de encontrar; preferencialmente deveria ser um livro que estivesse disponível nas bibliotecas públicas; e que o seu valor de aquisição no mercado não ultrapassasse os 20€. Isto porque, mais do que um livro feminista, a forma de chegar a ele também deverá ser feminista”, diz a página de apresentação do projecto.
As inscrições para os debates dos próximos meses ainda não abriram, mas as obras já estão escolhidas.
Para este mês de janeiro, a escolha recaiu sobre \”Corpos na Trouxa – Histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio\”, de Shahd Wadi. Esta é uma obra resultante do doutoramento da palestiniana Shahd Wadi, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que constituiu a primeira tese em Estudos Feministas feita em Portugal, que foi editada pelo Grupo Almedina. A autora vai orientar a sessão, marcada para o dia 30 de Janeiro, das 11h às 13h. A sessão tinha um limite de 30 inscrições e já esgotou.
No mês seguinte, o debate vai ser ao redor de \”As Ondas\”, da britânica Virginia Woolf, uma escolha realizada pela atriz Sara Carinhas. Em março, segue-se \”Mulheres Invisíveis\”, de Caroline Criado Perez, uma escolha de Ana Catarina Correia. Em abril, teremos \”Factfulness – Factualidade, Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos\”, de Anna Rosling Ronnlund, Hans Rosling e Ola Rosling, uma escolha de Mónica Assunção.
Em Maio, o livro a debater será \”Trans Iberic Love\”, da cineasta Raquel Freire (Divina Comédia), escolhido por Verónica Lopes. Em Junho, \”O Grito da Gaivota – Biografia de uma surda profunda, do berço ao êxito nos palcos do teatro francês\”, de Emmanuelle Laborit (Editorial Caminho) é a proposta da convidada Joana Cottim. A obra em destaque na sessão de Julho não está ainda apontada mas quem a escolherá é Angella Graça. Em Agosto, ler-se-á \”Todos Devemos Ser Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie (Dom Quixote), escolha Alcina Jacinto Fonseca.
Em Setembro entrará em cena a \”Medeia\”, de Eurípides (Fundação Calouste Gulbenkian), com a convidada Sofia Frade. Em Outubro, a discussão será à volta de Beloved, de Toni Morrison (Dom Quixote), com a convidada Nuna. Em Novembro, \”Sou um crime\”, de Trevor Noah (Tinta da China), surgirá por proposta de Marco Mendonça. A última sessão do clube decorrerá em torno de \”Carta à minha filha\”, de Maya Angelou (Lua de Papel), com a convidada Paula Cardoso, jornalista e editora do site Afrolink.
Paralelamente às sessões de discussão, cada convidado escreverá um texto sobre o livro que escolheu. E haverá um fórum escrito para que todos possam trocar ideias, mesmo quem não conseguiu assistir.
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Livros escolhidos para o Heróides – Clube do Livro Feminista:
janeiro de 2021: \”Corpos na Trouxa – Histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio\”, de Shahd Wadi (Edições Almedina) –https://www.wook.pt/livro/corpos-na-trouxa-shahd-wadi/19869593
fevereiro de 2021: \”As Ondas\”, de Virginia Woolf (Relógio D\’Àgua) – https://relogiodagua.pt/produto/as-ondas/
março de 2021: \”Mulheres Invisíveis\”, de Caroline Criado Perez (Relógio D\’Àgua) – https://www.wook.pt/livro/mulheres-invisiveis-caroline-criado-perez/24300832
abril de 2021: \”Factfulness – Factualidade, Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos\”, de Anna Rosling Ronnlund, Hans Rosling e Ola Rosling (Temas e Debates) – https://www.wook.pt/livro/factfulness-factualidade-hans-rosling/21378903
maio de 2021: \”Trans Iberic Love\”, de Raquel Freire (Divina Comédia) – https://www.wook.pt/livro/trans-iberic-love-raquel-freire/15066973
junho de 2021: \”O Grito da Gaivota – Biografia de uma surda profunda, do berço ao êxito nos palcos do teatro francês\”, de Emmanuelle Laborit (Editorial Caminho) –
https://www.wook.pt/livro/o-grito-da-gaivota-emmanuelle-laborit/16935703
agosto de 2021: \”Todos Devemos Ser Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie (Dom Quixote) – https://www.wook.pt/livro/todos-devemos-serfeministas-chimamanda-ngozi-adichie/16410017
setembro de 2021: \”Medeia\”, de Eurípedes (Fundação Calouste Gulbenkian) – https://www.almedina.net/medeia-1563852303.html
outubro de 2021: \”Beloved\”, de Toni Morrison (Editorial Presença) – https://www.wook.pt/livro/beloved-toni-morrison/22007422
novembro de 2021: \”Sou um crime\”, de Trevor Noah (Edições Tinta da China) – https://www.wook.pt/livro/sou-um-crime-trevor-noah/23531063
dezembro de 2021: \”Carta à Minha Filha\”, de Maya Angelou (Lua de Papel) – https://www.wook.pt/livro/carta-a-minha-filha-maya-angelou/22791115
Foto: Sara Barros Leitão por Diogo Ventura
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Boas leituras!
vocês aceitam um texto que escrevi, mas que ainda não publiquei?
Antes de qualquer outra coisa, agradeço o seu comentário.
Qual é o tipo de textos que escreve?
Se for algo que esteja relacionado com a literatura, podemos analisar.
Caso queira enviar, envie para sonhandoentrelinhas@gmail.com.