Ondjaki abre \”Encontro de Leituras\”, uma iniciativa da Folha de São Paulo e jornal Público em prol dos livros e da Litertura em Língua Portuguesa

Com tempos tão desafiadores como aqueles que atravessamos nos dias que correm, devido à pandemia de Covid 19, os jornais Folha de São Paulo e Público, um dos maiores a circular em Portugal, vão passar a promover, em parceria, a partir de 15 de dezenbro, encontros online ao redor dos livros de literatura em língua portuguesa, com Ondjaki a abrir para discutir o seu romance \”Bom Dia, Camaradas\”, publicado pela Editorial Caminho, em Portugal, e pela Companhia das Letras, no Brasil.

O Encontro de Leituras terá edições mensais nas quais serão discutidos romances, ensaios, memórias e reportagens de fôlego. Quanto ao formato, ele será semelhante ao que é adotado pelos clubes de leitura, em que cada participante pode falar sobre o livro em debate, e a cada mês haverá um escritor ou especialista convidado.

Para o primeiro encontro, o convidado é o escritor angolano Ondjaki, que, 2013, foi o vencedor do Prémio Literatura Saramago. O autor vai falar sobre o seu livro \”Bom Dia, Camaradas\”. A reunião será realizada via Zoom, neste link, a partir das 19h de Brasília e 22h de Lisboa. O ID da reunião do dia 15 dezembro é o 927 0145 0398.

\”A parceria entre a Folha e o Público busca facilitar o acesso de leitores a notícias dos dois lados do Atlântico e, agora, o Encontro de Leituras promove a troca entre portugueses, brasileiros e outros lusófonos num momento em que, isolados por causa da pandemia, muitos descobriram o prazer da leitura ou se dedicam mais a ele.\” — Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo

\”Estar ao lado da Folha de S.Paulo no Encontro de Leituras não é para nós apenas um serviço que prestamos à nossa língua: é também um impulso à ideia de uma comunidade que partilha a mesma língua.\” Manuel Carvalho, diretor do Público

Os encontros serão mediados pelas jornalistas Isabel Coutinho, responsável pelo site do jornal português dedicado aos livros, o Leituras, e Úrsula Passos, editora-assistente de Cultura e coordenadora do Clube de Leitura Folha, dedicado apenas à ficção, que existe há três anos e seguirá com suas reuniões mensais.

A ideia do Encontro de Leituras é promover noites de reunião de leitores de língua portuguesa, aproveitando o novo costume de encontros virtuais por conta da pandemia para promover uma discussão sobre livros entre pessoas de diferentes países.

Adicionalmente, Manuel Carvalho realça: \”Acreditamos que os nossos jornais cumprem neste projeto uma das missões essenciais do jornalismo: aproximar pessoas através da cultura. Temos por isso muito orgulho e muitas expectativas\”.

Por fim, quero salientar que em julho deste ano, a Folha de São Paulo e o Público passaram a oferecer um plano de assinatura que combina as versões digitais dos dois jornais por um preço único.

Foto: Ondjaki por Diana Quintela

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Luanda em 1977. Prosador, às vezes poeta, Ondjaki licenciou-se em Sociologia e é membro da União dos Escritores Angolanos. Interessa-se pela interpretação teatral e pela pintura (duas exposições individuais, em Angola e no Brasil). Já em Lisboa, fez teatro amador durante dois anos e um curso profissional de interpretação teatral. No ano 2000 recebeu uma menção honrosa no prémio António Jacinto (Angola) pelo livro de poesia “Acto Sanguíneo”. Participou em antologias internacionais (Brasil e Uruguai) e também numa antologia portuguesa. Co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda). Em 2013, com “Os Transparentes”, ganhou o Prémio José Saramago, e em 2016, com o mesmo livro, o Prix Littérature-Monde 2016, em França.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal
“Bom Dia, Camaradas”, de Ondjaki (Editorial Caminho, Wook):
https://www.wook.pt/livro/bom-dia-camaradas-ondjaki/59230

Leitores residentes no Brasil:
“Bom Dia, Camaradas”, de Ondjaki (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/bom-dia-camaradas-1-ed-2014/artigo/47b789d2-d404-4362-896e-019921e3aa20

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top