Companhia das Letras repõe os \”Contos\”, de Thomas Mann, nas livrarias brasileiras, com uma nova tradução

Dando continuação à coleção de obras do Nobel de Literatura de 1929, Thomas Mann, a Companha das Letras reedita os contos do autor com uma tradução que foi realizada por Claudia Abeling e Herbert Caro.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras

Aclamado pela autoria de alguns dos romances mais notáveis do século XX, sendo que \”Os Buddenbrook\”, \”A Montanha Mágica\” e \”Doutor Fausto\” são exemplos claros dessa mestria, Thomas Mann também escreveu muitos contos, sobretudo, no início de sua carreira. Por esse morivo, o livro \”Contos\”, que reúne 25 narrativas curtas do autor, reaparece nas livrarias brasileiras com uma nova tradução.

As histórias reunidas no livro tratam de temas importantes para Mann, como a relação entre a arte e a vida, o lugar da morte e da doença, o sentido da existência, a importância do trabalho e as complexas relações do indivíduo com a sociedade e a cultura dominante — além de, é claro, a preocupação recorrente com o destino político e cultural da Alemanha.

Passeando desde a comédia macabra até à tragédia, dos contos breves aos mais extensos — como \”Tristão\” e \”Um Homem e o seu Cão\” —, os contos apresentam as várias facetas do estilo de narrar de Mann.

Quanto aos leitores portugueses, os contos de Mann estão editados, desde 2013, numa edição publicada pela Bertrand Editora e a tradução ficou a caego de Maria Lin de Sousa Moniz, Maria Manuela Pena Gomes, Sara Seruya e Teresa Seruya.

Foto: Thomas Mann/Thomas Mann Archive

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu a  6 de junho de 1875, na cidade alemã de Lübeck. A carreira literária de Thomas Mann inicia-se de modo fulgurante em 1901, com a publicação de \”Os Buddenbrook\”. Seguiram-se-lhe obras como \”Tonio Kröger\”, \”A Morte em Veneza\” e \”A Montanha Mágica\”, entre outras, que lhe valeram a atribuição do Prémio Nobel em 1929. Em 1933, com a subida de Hitler ao poder, muda-se primeiro para a Suíça e depois para os EUA, onde lecionou na Universidade de Princeton e se naturalizou americano. São desta época obras como a tetralogia \”José e os Seus Irmãos\”, \”Lotte em Weimar\” e \”Doutor Fausto\”. Faleceu em 1955, em Zurique.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Contos”, de Thomas Mann (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/contos-thomas-mann/15249706

Leitores residentes no Brasil:
“Contos”, de Thomas Mann (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/contos-1-ed-2020/artigo/aa0dee20-726c-4995-b685-8fb209e20e8f

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top