Esta semana, pela Editorial Planeta Portugal, chegou \”A Cidade de Vapor\”, com todos os contos escritos por Carlos Ruiz Záfon

A título póstumo. esta semana chegaram 11 contos inéditos escritos por Carlos Ruiz Zafón sob o título de \”A Cidade de Vapor\”. Até agora, os seus leitores só conheciam a escrita do autor catalão através do romance \”Marina\”, da \”Trilogia da Nebelina\”, composta por \”O Princípe da Neblina\”, \”O Palácio da Meia-Noite\” e \”As Luzes de Setembro\”, e, sem esquecer a sua tetralogia mais aclamada, \”O Cemitério dos Livros Esquecidos\”, da qual fazem parte \”A Sombra do Vento\”, \”O Jogo do Anjo\”, \”O Prisioneiro do Céu\” e, para concluir, \”O O Labirinto dos Espíritos\”. Como tem acontecido com todos os livros do autor, este vai ser publicado pela Editorial Planeta Portugal.

\"\"
Fonte: Editorial Planeta Portugal

A coletânea “A Cidade de Vapor – Todos os contos”, que nos chegou esta semana, foi editada escassos meses depois da morte do autor espanhol, ocorrida em junho passado. No entanto, o trabalho de os reunir num só volume já tinha sido um projeto pensado e planeada pelo seu criador.

Recorrendo a uma nota introdutória, o editor Émile de Rosiers Casrellaine explica que Zafón não queria “uma mera recompilação de todos os seus contos”, mas uma espécie de “agradecimento aos seus leitores”, que o tinham acompanhado ao longo da tetralogia \”O Cemitério dos Livros Esquecidos\”.

Nas palavras de Émile, esta coletânea de contos “é uma ampliação do mundo literário” da tetralogia, “seja por desenvolver aspetos desconhecidos de uma ou outra personagem, seja por ir mais fundo na história da construção da mítica biblioteca, seja ainda porque a temática, os motivos ou o ambiente que envolve esta série vão parecer familiares aos leitores da saga”.

Desta forma, \”A Cidade de Vapor\” apresenta onze contos que fazem a ponte com personagens e temas dos quatro volumes de “O Cemitério dos Livros Esquecidos”, o sucesso literário da vida de Carlos Ruiz Zafón, editado entre 2001 e 2016.

Foto: Carlos Ruiz Zafón por Leonardo Cendamo

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Barcelona, a 25 de setembro de 1964. Carlos Ruiz Zafón iniciou a sua carreira literária, em 1993, com “O Príncipe da Neblina” (Prémio Edebé), a que se seguiram “O Palácio da Meia-Noite” e “As Luzes de Setembro”, três romances reunidos no volume “Trilogia da Neblina” e “Marina”. Em 2001 publicou “A Sombra do Vento”, que rapidamente se transformou num fenómeno literário internacional. Com “O Jogo do Anjo” (2008) regressou ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Desta série de livros extremamente aclamada, fazem parte, também, “O Prisioneiro do Céu” (2011) e “O Labirinto dos Espíritos” (2016). As suas obras foram traduzidas em mais de quarenta línguas e conquistaram numerosos prémios e milhões de leitores nos cinco continentes. Viveu em Los Angeles e, além dos seus romances, colaborou em jornais como La Vanguardia ou o El País. Faleceu em Los Angeles, a 19 de Junho de 2020, aos 55 anos, vítima de cancro.

Sugestão de Leitura:

Leitores que residem em Portugal:
\”A Cidade de Vapor\”, de Carlos Ruiz Zafón (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-cidade-de-vapor-carlos-ruiz-zafon/24428643

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top