A 16 de Novembro, vamos começar a descobrir quem são os Herdeiros de Saramago, através de uma série da RTP1

Falecido em a 18 de junho de 2010, José Saramago, se fosse vivo, completaria,na próxima segunda feira, dia 16 de novembro, 98 anos de idade. Por essa razão, de forma simbólica, esta série intitulada \”Herdeiros de Saramago,\” assinada pelo jornalista Carlos Vaz Marques e com realização de Graça Castanheira, estreia nesse dia, pelas 22h30, na RTP1, e pretende mostrar os autores que venceram o prémio literário batizado com o nome do único Nobel da Literatura de língua portuguesa.

Originalmente, esta série tinha a data de estreia marcada para o passado mês de junho, visto que, nesse mês, passavam 10 anos após a morte do magistral autor português. Contudo, com a situação difícil que vivemos, a antestreia decorreu em setembro durante o IndieLisboa. Ao todo, ela é composta por 11 episódios. Neles, a cada segunda-feira, acompanhamos, cronológicamente, os 11 autores agraciados com o Prémio Literário José Saramago e, ao mesmo tempo, conhecemos as suas memórias, as vivências e as atividades que os conduzem ao seu processo de escrita.

\”O ato da escrita, só por si, não oferece grande espetáculo, mas antes e depois dessa atividade temos homens e mulheres com uma vida que os conduz a escreverem como escrevem. É essa articulação entre o modo como vivem e o modo como escrevem que queremos captar.\” — Carlos Vaz Marques, autor da série \”Herdeiros de Samarago\”

Na semana da estreia, os protagonistas são Paulo José Miranda e José Luís Peixoto, seguindo-se, na segunda semana de exibição, Adriana Lisboa e Gonçalo M. Tavares, e, para concluir o mês de novembro, Valter Hugo Mãe e João Tordo.

Quanto ao mês de dezembro,  teremos acesso aos bastidores de Andréa del Fuego e Ondjaki. Depois, seguem-se Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks, e a terminar a série, no dia 21 de dezembro, será transmitido somente um filme, aquele que é dedicado ao mais recente premiado, Afonso Reis Cabral.

Para Carlos Vaz Marques, a ideia foi pô-los em cena \”naquilo que há de mais comum e também no que há de incomum no quotidiano deles\”.

Este projeto nasceu da constatação de que, em Portugal, faltam registos documentais cuidados, cinematográficos, daquilo que são os tempos atuais.

\”A escassez de imagens dos nossos arquivos audiovisuais que documentem a vida e o pensamento de grandes nomes da cultura portuguesa é confrangedora.\” — Carlos Vaz Marques, autor da série \”Herdeiros de Samarago\”

Assim sendo, este foi o motivo que o lançou neste projeto, para o qual pesou o facto de ser jornalista e de estar há muito ligado ao mundo dos livros, tornando-se-lhe evidente a falta de documentos audiovisuais no âmbito literário.

Foto: Série \”Herdeiros de Saramago\”; Fonte: RTP

Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top