Considerado o galardão mais importante da literatura brasileira, que premeia autores distribuidos por 20 categorias, a cerimónia da 62ª edição do Prêrmio Jabuti ocorre no próximo dia 26 de novembro, pelas 19 horas, no horário do Brasil, apresentada pela jornalista Maju Coutinho, com transmissão pelo Facebook e YouTube da CBL.
No evento virtual, será conhecido o grande vencedor de 2020, que receberá o prêmio de Livro do Ano, os vencedores de cada uma das 20 categorias e será prestada uma homenagem à Personalidade Literária: a escritora Adélia Prado.
Na categoria que normalmente é a mais disputada, ou seja, a de Romance Literário, figuram figuram Chico Buarque com a obra “Essa Gente” (Companhia das Letras); Maria Valéria Rezende e a sua “Carta à Rainha Louca” (Editora Alfaguara); Paulo Scott, com “Marrom e Amarelo” (Alfaguara); Itamar Vieira Junior, com “Torto Arado” (Todavia) e Adriana Lisboa “Todos os Santos” (Editora Alfaguara).
Cada um dos autores e, consequentemente. as editoras que vencerem as categorias recebem a estatueta do Prêmio Jabuti. Os autores de cada uma das 20 categorias levarão, também, o prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil (exceto para Livro Brasileiro Publicado no Exterior, em que as editoras recebem a estatueta). No que diz respeito ao autor premiado com o Livro do Ano, este recebe 100 mil reais.
A lista com os cinco finalistas de cada categoria do prêmio está disponível aqui.
Foto: Maju Coutinho por Fábio Rocha
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!