Com o intuito de publicar uma nova edição de “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clarke, um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, a fim de comemorar os 50 anos da sua publicação, a Editora Aleph começou uma campanha de financiamento, através da plataforma Catarse, e ultrapassou a marca histórica de 374 mil reais. Assim sendo, todos aqueles que apoiaram esta iniciativa vão receber uma edição especial e exclusiva.
Nunca ninguém tinha conseguido angariar uma quantia tão alta no Catarse, uma plataforma de financiamento colaborativo brasileira. Bem, mas isso já é passado, visto que a editora Aleph, conhecida por publicar, maioritariamente, obras de ficção científica, estabeleceu um novo recorde. O que é realmente incrível, pois, numa altura em que as novas gerações preferem ler, no formato digital, o projecto editorial de publicar uma nova edição de “2001: Uma Odisseia no Espaço”, uma autêntica obra-prima de Arthur C. Clarke, aproveitando a comemoração dos 50 anos da edição original da mesma, demonstra a admiração e a vontade, que muitos brasileiros possuem, de conhecer esta icónica narrativa.
A campanha – que terminou na última quarta-feira, às 23h59 – atingiu 112% da meta que era de R$ 374 mil, tornando-se o maior projeto editorial já financiado na plataforma.
“Num período em que mercado editorial passa por uma grave crise estrutural, que prejudica editoras, livrarias e os próprios leitores, ações como a que realizamos, no Catarse, provam que ainda existem caminhos sustentáveis e criativos para a publicação de grandes obras”, revela Adriano Fromer, diretor editorial da Aleph.
Quanto aos pormenores desta edição especial e comemorativa, o livro virá com uma caixa, projetada pelo ilustrador João Ruas e pelo designer Marcelo Roncatti. Além disso, trará uma releitura do HAL 9000, o robô sociopata que entrou para a história da cultura pop. Não obstante, a caixa será acompanhada por um osso feito à mão, outro elemento simbólico da obra.
Do lado do Catarse, Raíssa Pena, Raíssa Pena, enquanto diretora de publicações da plataforma, sublinha que “o financiamento coletivo para publicações – que já está a transformar a indústria dos EUA – é uma maneira inteligente de viabilizar títulos especiais das editoras e, sobretudo, permite que os leitores se aproximem e participem da realização dos projetos”.
No que toca à entrega desta edição exclusiva, a todos aqueles que a tornaram possível, ela está prevista para o mês de Março do próximo ano. Por fim, é importante salientar que a editora já possui outros projectos editoriais que poderão vir a ser publicados, através do Catarse.
Boas leituras!