União Europeia aprova a descida do IVA para os ebooks

Uma excelente notícia para quem gosta de ler e, cada vez mais, lê livros no formato digital. Com esta decisão, todos os estados-membros vão poder baixar o IVA (imposto de Valor Acrescentado) para este tipo de produtos.

A lei não é nova, uma vez que a taxa do IVA que está incluída no preço dos livros físicos é, igualmente, reduzida. Por essa mesma razão, o que se está a fazer é, claramente, nivelar essa mesma taxa, a nível digital.

Até ao momento, o IVA cobrado, assim que compramos um ebook, situa-se nos 15%. Todavia, assim que esta directiva aprovada, pelo Parlamento Europeu (PE), em Junho do ano passado, for publicada no Jornal Oficial da UE, todos os estados-membros vão ter a opção de reduzir esta mesma taxa para os, 5%, no mínimo.

Existe até um grupo de países que foi autorizado, inclusivé, a aplicar taxas de IVA super-reduzidas, ou seja, abaixo dos 5% ou, em alguns casos, mesmo a isenção do imposto.

Por fim, convém informar que esta lei será transitória, até que seja definido um regime de IVA definitivo, no que diz respeito aos livros electrónicos.

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top