Neste primeiro dia do mês de Maio, trago-vos a lista de lançamentos da Relógio D’Água. Chamo a vossa atenção para “O Quarto de Marte”, de Rachel Kushner, uma obra nomeada, por duas vezes, para o National Book Award; “A Quinta Estação”, de N. K. Jemisin, um livro que arrecadou, um par de vezes, um Hugo Award na categoria de Melhor Romance; “Pequenos Fogos em Todo o Lado”, de Celeste Ng, cuja narrativa será adaptada para uma série televisiva, com Reese Witherspoon e Kerry Washington, no elenco; e, por último mas não menos importante, “O Livro da Dança”, de Gonçalo M. Tavares, o primeiro a ser relançado, já, ao abrigo do acordo, recentemente, assinado.
Amplamente elogiada pela imensa qualidade das suas traduções, pelo extremo cuidado em cada obra que é editada, a Relógio D’Água Editores é, sem dúvida, uma da melhores editoras portuguesas. Especializados na publicação dos grandes clássicos da literatura, o seu catálogo tem se diversificado, bastante, ao longo dos anos.
Das muitas obras que compõem o seu vasto catálogo, dos clássicos, destacaria, a título de exemplo, “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, “Guerra e Paz”, de Liev Tolstoi, “Os Irmãos Karamázov”, de Fiódor Dostoievski, “Grandes Esperanças”, de Charles Dickens, entre muitos outros.
Quanto à edição de obras mais recentes, sublinho as duas grandes apostas da editora, em relação à literatura portuguesa: Primeiramente, a inclusão de Agustina Bessa-Luís ao catálogo. Aos 94 anos de idade, Agustina, vencedora do Prémio Camões em 2004, e autora de uma vasta e multifacetada obra literária, onde “A Ronda da Noite”, “Vale Abraão”, “A Sibila”, “O Manto”, “Os Meninos de Ouro”, sem esquecer, claramente, “Fanny Owen”, deixaram marcas indeléveis na literatura escrita na língua de Camões.
Depois, o acordo de vários anos com Gonçalo M. Tavares que vai permitir que toda a sua produção literária fique concentrada numa única editora.
O escritor que agora, tem 47 anos, venceu, em 2005, o Prémio José Saramago, com “Jerusálem”.
Para Saramago, “Jerusalém é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!”.
No que toca às obras de Tavares, já, editadas pela Relógio D’Água, realço “Animalescos”, “Canções Mexicanas” e a colecção “Breves Notas”, composta por Breves notas sobre ciência, Breves notas sobre o medo, Breves notas sobre as ligações, Breves notas sobre a música.
Tome nota de todos os lançamentos da Relógio D’Àgua para o presente mês de Maio:
1. O Quarto de Marte, de Rachel Kushner (Autora de Os Lança-Chamas e Telex de Cuba):
2. A Quinta Estação, de N. K. Jemisin (2x vencedora do Hugo Awards para Melhor Romance)
3. Pequenos Fogos em Todo o Lado, de Celeste Ng (O romance irá ser adaptado a série televisiva por Reese Witherspoon e Kerry Washington)
4. Confabulações, de John Berger
5. A Ciência do Interstellar, de Kip S. Thorne (Livro que revela a ciência por detrás do filme de culto de Christopher Nolan; autor vencedor do Prémio Nobel de Física 2017)
6. Livro da Dança, de Gonçalo M. Tavares
Boas leituras!