Se é fã da Netflix e se está a par das novidades, sabe, com certeza, que amanhã vai estrear a longa-metragem inspirada pela obra de ficção científica, “Aniquilação”, de Jeff Vandermeer. Além disso, sabemos, de há uns meses para cá, que Natalie Portman é a protagonista. Aos 36 anos de idade, a actriz e produtora israelita, residente nos EUA, possui, já, no seu currículo, um Oscar de Melhor Actriz, ganho em 2011, pelo seu papel no filme “Cisne Negro”.
Da trilogia publicada em Portugal, entre os anos de 2016 e 2018, pela Edições Saída de Emergência “Aniquilação” é o primeiro livro ds “Southern Reach Trilogy” (Área X, título em Portugal). Pertencem, também, à mencionada trilogia, os livros “Autoridade” e “Aceitação”, respectivamente.
Em “Aniquilação”, Vandermeer transporta-nos para uma ilha misteriosa onde a natureza reclamou. para si, todo e qualquer vestígio de civilização. Esta mesma ilha, isolada do mundo, recebe diversas expedições para tentar desvendar este intrigante mistério, porém, todas fracassam e, todos os seus integrantes, ao regressar, são apenas meras sombras daquilo que eram antes de partir.
Apesar disso, no momento em que quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga e uma bióloga, chegam ao seu destino, formando a 12ª expedição, vários acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento vão destruindo a confiança existente entre elas. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina. Que novos horrores se escondem na Área X? Será a 12.ª expedição capaz de revelar todos os segredos… ou estará condenada à pior das tragédias?
Lembro que com a história que deu origem ao filme que vai estrear, amanhã, somente na Netflix, Vandermeer venceu um Nebula Award na categoria de Melhor Romance e, também, um Shirley Jackson Award na categoria de Melhor Romance, ambos em 2014.
Quanto ao filme, a realização esteve às mãos de Alex Garland, o cineasta que dirigiu, nomeadamente, “Ex-Machina”. No elenco, Portman tem a companhia de Oscar Isaac (Star Wars – Os Últimos Jedi), Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Tessa Thompson (Thor: Ragnarok) e Gina Rodriguez (da série Jane the Virgin).
Segundo a crítica, é o filme mais aguardado do ano e entre os autores que se renderam a esta extensa narrativa, encontramos, o mestre Stephen King que, usando a sua conta no Twitter, escreveu:
“Estou a amar a ‘Southern Reach Trilogy’, de Jeff Vandermeer, recomendada por um livreiro independente. Arrepiante e fascinante.”
Boas leituras!