A par de Amos Oz, David Grossman é, indubitavelmente, um dos maiores autores do médio-oriente. Com uma carreira de grande prestígio a nível internacional, agora, foi agraciado com o maior prémio literário do seu país.
Os leitores portugueses já podem ler o seu último romance “Um Cavalo Entra Num Bar”, recentemente, editado pela Dom Quixote e que lhe trouxe, no passado, o Prémio Man Booker International Prize. Assim sendo, após 35 anos de carreira, o autor vê-se, desta forma, reconhecido, ao mais alto nível, no seu país.
No romance mencionado, Grossman apresenta-nos um enredo digno de um escritor fora de série.
A acção gira em volta da existência de um comediante que, aos poucos, se vai revelando durante uma actuação num espaço de stand-up na cidade de Cesárea. Contudo, ao longo da actuação e com a relação que vai sendo construída entre ele e o público, começa a desvendar-se uma narrativa mais absorvente que terá impacto em cada um dos presentes.
Segundo Avner Holtzman, presidente do júri do Prémio Literário de Israel, Grossman é uma figura de grande destaque no panorama cultural israelita, referindo, inclusive, que essa importância já vem desde a década de 80:
“Ele produziu uma série de obras-primas que mostram uma imaginação rica, uma profunda sabedoria pessoal e uma sensibilidade humana, juntamente com uma clara posição moral e um estilo linguístico enraizado e único”.
Boas leituras!