De acordo com a Edições ASA, Sparks é o autor estrangeiro que mais vende em Portugal. O autor bestseller do New York Times, que já vendeu mais de 105 milhões de exemplares e que tem várias adaptações cinematográficas, vai passar pelo nosso país para promover, “Só Nós Dois”, o seu mais recente romance. No evento, a entrada é gratuita e vai ocorrer no Picadeiro Real (antigo Museu dos Coches), pelas 17 horas, no próximo dia 21 de Outubro.
Estávamos no ano de 1996 quando, Nicholas Sparks, deu início à sua carreira, lançando “The Notebook” que, em Portugal, foi publicado em 1999 sob o título de “O Diário da Nossa Paixão”. Mais tarde, esta história foi adaptada para o cinema, tendo estreado nas salas de cinema lusas a 30 de Setembro de 2004. Era, então, o despontar de uma carreira que já dura há, sensivelmente, 21 anos.
Todavia, olhando um pouco mais para trás, “O Diário da Nossa Paixão”, não foi a primeira narrativa escrita pelo autor norte-americano. Numa entrevista que deu à Rede Globo, em 2013, contou que começou a escrever aos 19 anos de idade, no entanto, à data da publicação do seu primeiro romance, ele já tinha 28 anos.
Outros romances se seguiram, nomeadamente, “As Palavras que Nunca Te Direi”, “Um Momento Inesquecível”, “Corações em Silêncio”, “Uma Promessa para Toda a Vida”, “Juntos ao Luar” ou “A Melodia do Adeus”, sendo que a respectiva adaptação à sétima arte, conta com a presença de Miley Cyrus e Liam Hemsworth como protagonistas.
No que diz respeito a “Só Nós Dois”, a premissa sofre uma mudança, tendo em conta o enredo que, normalmente, serve como fio condutor à sua obra. Aqui, o que é retratado, não é um amor romântico entre um homem e uma mulher, mas o amor sem qualquer restrição de um pai solteiro por uma filha.
O pai, Russell Green é casado com a deslumbrante Viviane, tem 32 anos e uma carreira de enorme sucesso. Porém, a vida derruba aquilo que ele via como as “pedra angulares” da sua vida: num piscar de olhos, perde a sua mulher o seu emprego. Sem mais ninguém a quem recorrer, vê-se, agora, a braços com a árdua e extenuante tarefa de ter de cuidar da sua querida London, sozinho. Percebe, também, de forma precoce que, apesar de estar num momento de profunda dor, não pode deixar que ela o consuma, visto que existe alguém que depende, exclusivamente, de si. Para além disso, ele terá de se superar, de vencer os obstáculos e começar de novo.
E é aqui que a vida deste pai solteiro se transforma numa autêntica montanha russa, repleta de altos e baixos. Se por um lado, a sua tarefa é gratificante e não pode, de maneira alguma, ser com a correria de outrora, por outro, as permanentes escolhas, as suas consequências, os anseios e as emoções, por vezes, contraditórias, ameaçam paralisá-lo.
Quando, por fim, decide abrir as portas do seu coração para amar novamente, surge algo para o qual não está minimamente preparado.
Não perca esta oportunidade de conhecer, de perto, um dos mais aclamados escritores contemporâneos. Deixe-se levar por esta narrativa que mostra a importância de se manter bons laços familiares.
Boas leituras!