A cidade do Rio de Janeiro testemunhou, na última terça-feira, a decisão de consagrar, de forma unânime, mais um autor brasileiro, pelo conjunto da sua obra literária. Depois de Raduan Nassar ter vencido o galardão, em 2016, Chico Buarque seguiu os mesmos passos, este ano. Com uma longa e diversificada carreira, o cantor de 74 anos, conhecido pelas magistrais canções, desdobra-se e demonstra uma criatividade ímpar, dado que é dramaturgo e autor de romances como “O Irmão Alemão”, “Leite Derramado”, “Benjamim”, “Estorvo” e “Budapeste”. Por cá, as suas obras literárias estão a ser reeditadas pela Companhia das Letras Portugal.
Foi na Biblioteca Nacional do Brasil, na “cidade maravilhosa”, que Chico Buarque foi unanimemente escolhido como o próximo vencedor do Prémio Camões. A transversalidade e a universalidade da obra multifacetada de um dos maiores nomes da cultura brasileira contemporânea, visto que para além das muitas canções, a sua criatividade já fez com que escrevesse peças de teatro e romances. conquistou Clara Rowland e Manuel Frias Martins, professores universitários indicados pelo Ministério português da Cultura, pelo ensaísta Antonio Cícero Correia Lima e pelo professor António Carlos Hohlfeldt, indicados pelo Governo brasileiro, pela professora angolana Ana Paula Tavares e pelo professor moçambicano Nataniel Ngomane.
“Estou muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar.” — Chico Buarque
A longa e premiada longa carreira musical teve, certamente, um papel fulcral quando ele se estreou na literatura com o romance “Estorvo”, no início da década de 1990, dado que o público, que sempre o acarinhou ao longo dos anos ficou entusiasmado para ler as suas ficções. Ainda assim, nessa altura, ele já estava perto do meio século de vida.
Se por um lado, na sua música “há política, amor, sedução e brincadeira”, segundo Clara Capitao, editora dos livros de Buarque em Portugal, não posso deixar de referir a profundidade que ele confere às mulheres que ele canta nas suas canções. Por outro, nas suas narrativas, são os homens que imperam. Nelas existe a busca incessante pelas suas raízes, a utilização do passado como um fiel depositário de respostas ou, ainda, a saída para as angústias que sente.
É exemplo disso, “O Irmão Alemão”, onde o protagonista procura um irmão desconhecido. Um romance que exibe alguns traços biográficos do próprio autor, uma vez que ele também descobrir, aos 22 anos, que tinha um irmão que não conhecia, fruto de um romance entre o seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, e uma mulher alemã. Tudo aconteceu durante o período entre os anos de 1929 e 1930, aquando da permanência do seu pai, o renomado historiador Sérgio Buarque de Holanda em Berlim, como correspondente de um jornal. Nessa altura, ficou a saber que se chamava Sérgio Ernst.
Quanto à cerimónia de entrega do galardão, ainda não há data definida, mas será em Lisboa. Da parte da editora que o publica em terras lusas não existe, neste momento, qualquer informação se o autor estará presente para o receber, pessoalmente. Todavia, sabe-se que o autor já informou Luiz Schwarcz, o seu editor brasileiro, da sua intenção de se deslocar até à cidade das sete colinas.
O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil, em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”. Assim sendo, foi atribuído pela primeira vez, em 1989, ao escritor Miguel Torga. o escritor cabo-verdiano Germano Almeida, autor de “A Ilha Fantástica”, “Os Dois Irmãos” e “O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, entre outras obras. foi o vencedor da edição do ano passado.
Foto: Chico Buarque/Divulgação
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro em 1944. Compositor, cantor e ficcionista, é um dos mais célebres e admirados artistas de língua portuguesa. Publicou várias peças de teatro, entre as quais a “Ópera do Malandro”, e uma novela antes de se estrear no romance, em 1991, com “Estorvo”, pelo qual recebeu o prémio Jabuti. Seguiram-se “Benjamim” (1995), “Budapeste” (2003) e “Leite Derramado” (2009), estes últimos distinguidos com o prémio Jabuti para melhor romance do ano. No mais recente romance publicado, “O Irmão Alemão” (2014), Chico Buarque relata a busca por um irmão desconhecido. Todos os seus romances estão publicados em Portugal pela Companhia das Letras, assim como “Tantas Palavras”, um livro que reúne todas as suas letras acompanhadas por um retrato biográfico escrito por Humberto Werneck. Em 2019 viu a sua obra literária reconhecida pelo Prémio Camões, a mais alta distinção para autores de língua portuguesa.
Sugestões de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“O Irmão Alemão”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras Portugal, WOOK):
https://www.wook.pt/l…/o-irmao-alemao-chico-buarque/16179872
“Leite Derramado”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/…/leite-derramado-chico-buarque/16209621
“Benjamim”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/benjamim-chico-buarque/19657986
“Tantas Palavras”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/…/tantas-palavras-chico-buarque/22383647
“A Banda”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-banda-chico-buarque/19596079
Leitores residentes no Brasil:
“O Irmão Alemão”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/82fc734b-6d28-461e-9c87-a3405…
“Leite Derramado”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/eabeded0-f705-41cb-920c-7509c…
“Benjamim”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/3fd10585-0c76-4907-9483-625c5…
“Estorvo”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/b9e48a9a-189c-4dca-bf91-2b614…
“Budapeste”, de Chico Buarque (Livro físico, Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/43f6fa90-19ac-4069-aaf9-63702…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!