Ana Margarida de Carvalho vai passar a ser editada pela editora de Francisco Vale

Conhecida pelo seu trabalho na Revista Visão, como editora e repórter, Ana Margarida De Carvalho que, anteriormente, já tinha editado “Pequenos Delírios Domésticos”, que é um livro de contos, regressa, à editora de Francisco Vale, para editar “O Gesto Que Fazemos para Proteger a Cabeça”, o seu próximo romance, ainda este ano. É importante que realçar que a jornalista a escritora tornou-se na primeira a vencer, por 3 vezes consecutivas, um Prémio da Associação Portuguesa de Escritores.

Ana Margarida de Carvalho é a próxima autora portuguesa a integrar, definitivamente, o catálogo de autores da Relógio D\’Água, juntando-se a Gonçalo M. Tavares e, obviamente, Agustina Bessa-Luís que, apesar de ter falecido recentemente, tem a reedição das suas obras assegurada.

Quando se estreou na literatura, em 2013, com “Que Importa a Fúria do Mar”, o seu romance de estreia, venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Depois, com “Não Se Pode Morar nos Olhos de Um Gato” recebeu esse mesmo prémio em 2016. Esta última obra foi ainda nomeada na categoria de Livro do Ano pela Sociedade Portuguesa de Autores, e venceu o Prémio Literário Manuel de Boaventura, já em 2017.

Ainda neste ano de 2019, “O Gesto Que Fazemos para Proteger a Cabeça”, o seu próximo romance, deve ver a luz do dia e chegar às livrarias portuguesas. Quanto ao seu antecessor, com “Pequenos Delírios Domésticos”, a autora arrecadou o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.

É importante realçar que, enquanto jornalista, coleciona alguns dos principais prémios de jornalismo, como o Gazeta Revelação (1994), Prémio Nacional Abel Salazar (1995), Prémio Nacional Alexandre Herculano (1995), Prémio Cidade de Lisboa, menção honrosa (1997), Prémio Orlando Gonçalves (1998), Prémio Maria Lamas (2000), ou o Prémio Reportagem Norberto Lopes (2001).

Foto: Ana Margarida de Carvalho por Fernando Dinis

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Ana Margarida de Carvalho é jornalista e escritora. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, o seu primeiro romance “Que Importa a Fúria do Mar” valeu-lhe o prémio APE 2013. O mesmo livro foi finalista nos mais prestigiados prémios relativos à data de edição. “Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato” é o seu segundo romance, foi considerado livro do ano 2017, nomeado pela SPA, e vencedor do Prémio Manuel Boaventura. Dentro da sua produção literária, cada vez mais diversificada, possui, também, reportagens, contos, nomeadamente, “Pequenos Delírios Domésticos”, um livro editado pela Relógio D’Água, em 2017, onde demonstra, claramente, o seu talento para a narrativa breve, e poemas espalhados por várias publicações e coletâneas. Em 2017, obteve a bolsa anual de criação literária da DGLAB e tem realizado várias oficinas e workshops de criação literária e de escrita criativa.

Sugestões de Leitura:

Leitores que residem em Portugal:
“Que Importa a Fúria do Mar”, de Ana Margarida de Carvalho (Teorema, WOOK):
https://www.wook.pt/…/que-importa-a-furia-do-mar-a…/14930644
“Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato”, de Ana Margarida de Carvalho (Teorema, Wook):
https://www.wook.pt/…/nao-se-pode-morar-nos-olhos-…/17651868
“Pequenos Delírios Domésticos”, de Ana Margarida de Carvalho (Relógio D’Água, Wook):
https://www.wook.pt/livro/pequenos-delirios-domesticos-ana-margarida-de-carvalho/21041817

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top