Final da adaptação televisiva de \”Game of Thrones\” foi libertador para George R. R. Martin

A trabalhar na conclusão da saga \”A Song of Ice and Fire\”, George R.R. Martin, neste momento, sente-se mais aliviado. Para ele, a exibição da adaptação televisiva, produzida pela HBO, trazia-lhe muita pressão. \”The Winds of Winter\” e \”A Dream of Spring\”, ainda sem qualquer data prevista para serem publicados, fecham a narrativa que começou a ser escrita em 1991 e que nos apresentou Westeros e os seus sete reinos. Os milhões de fãs que ficaram descontentes com o desenlace da 8ª temporada chegaram a assinar uma petição a solicitar que a produtora reescrevesse o guião e voltasse a filmar a derradeira temporada. Por essa razão, a opinião do seu criador era bastante aguardada. Nas suas palavras, em declarações ao jornal The Guardian, ele afirma que o final não foi \”muito bom\”. Aliás, ele acabou por revelar que o final dos seus livros não vai sofrer qualquer influência da série televisiva.

Até ao passado mês de Abril, 90 milhões de exemplares dos romances que serviram de base à milionária série televisiva foram vendidos e, por essa razão, o mercado editorial aguarda o sexto e penúltimo volume em que o escritor está a trabalhar. Como se isso não excitante, a conclusão da exibição da adaptação da sua obra-prima, pela HBO, que passou a ser uma fonte de stress e extrema pressão desde que a série ultrapassou a narrativa dos seus próprios livros, devolveu-lhe o alívio que ele ansiava.

“Houve uns anos em que, se eu tivesse conseguido acabar o livro, poderia ter continuado à frente da série por mais um par de anos, e o stress era enorme. Acho que não foi muito bom para mim, porque aquilo que poderia ter-me acelerado acabou por me tornar mais lento. Todos os dias, ao sentar-me para escrever e mesmo se tivesse um dia bom – e um dia bom para mim são três ou quatro páginas — sentia-me terrivelmente mal porque pensava: ‘Meu Deus, tenho de acabar o livro. Só escrevi quatro páginas quando devia ter escrito 40.’ Mas o fim da série é libertador porque agora estou ao meu próprio ritmo.” — George R. R. Martin

Adicionalmente, percebe-se que o retrato deste incrível autor vai sendo construído, ao longo do tempo, peça a peça, confundindo-se com os seus processos criativos e de escrita.

Durante o seu percurso, ele começou a trabalhar num nicho chamado fantasia. O que ele não esperava que é a sua obra literária, com relativo sucesso, gerasse uma adaptação televisiva que revolucionou o mundo da narrativa fantástica, transformando-se na série mais vista dos últimos anos, dentro deste género, permitindo que, numa década, o seu moroso método de trabalho fosse atropelado pelas possibilidades de viajar pelo mundo e conhecer os seus leitores, de dar conferências, de assinar novas propostas de adaptação de outros textos da sua autoria ou para a criação de mais séries.

A pressão que passou a ser exercida por eles, pelo mercado editorial, que acabava de descobrir um filão e do próprio dilema autoral, “A Guerra dos Tronos” tornou-se num caso especial para a narratologia, a partir do momento que acumulou autores entre o suporte literário e o televisivo, o que o transformou numa apaixonante narrativa paralela à saga dos reinos de Westeros.

Presentemente, à medida que reparte o seu tempo entre compromissos como o que o levou ao Reino Unido para uma palestra sobre o mais recente livro “Fogo e Sangue”, a prequela que narra as origens dos Targaryen, 200 antes da ocorrência dos acontecimentos iniciais de “As Crónicas de Gelo e Fogo”, e a escrita de “The Winds of Winter”, Martin sublinha: “Tenho dias bons e dias maus e o stress é muito menor, mas ainda lá está…”

Nos dias que se seguiram ao muito discutido final de “A Guerra dos Tronos”, a opinião do autor original era muito esperada. Quando se pronunciou, foi vago sobre a forma como o desenlace literário que se aguarda poderá vir a ter elementos em comum com a série.

No que diz respeito aos seus fãs, ao mesmo que diz que diz admirá-los, visto que não revelaram alguns dos revezes mais chocantes da história, quando a série chegou ao mainstream, considera extraordinário o facto de esses mesmos leitores terem filmado as reacções de choque dos espectadores, num fenómeno viral via YouTube, algo que, na sua opinião, é inédito na história da televisão. No entanto, acaba por realçar que não quis ser influenciado pelos leitores mais atentos.

Foto: George R. R. Martin por Nick Briggs

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
George R. R, Martin nasceu na cidade de Bayonne, no estado de Nova Jersey, a 15 km de Nova Iorque, no dia 20 de setembro de 1948. Já trabalhou, durante dez anos, em Hollywood como argumentista e produtor de séries e filmes de grande sucesso. Autor de várias coletâneas de contos e noveletas, foi em meados dos anos 90 que começou a sua obra mais famosa, “As Crónicas de Gelo e Fogo”. É a saga de fantasia mais vendida da atualidade e uma adaptação televisiva de grande sucesso foi produzida pela HBO. Autor multifacetado, a sua obra estende-se a géneros como o horror, a fantasia, a ficção científica. O autor vive no Novo México, com a sua mulher, Parris.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“A Guerra dos Tronos” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 1, de George R. R. Martin (Edições Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-guerra-dos-tronos-george-r-r…/196511
“A Muralha de Gelo” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 2, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-muralha-de-gelo-george-r-r-m…/197929
“A Fúria dos Reis” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 3, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-furia-dos-reis-george-r-r-ma…/200293
“O Despertar da Magia” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 4, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-despertar-da-magia-george-r-…/203895
“A Tormenta de Espadas” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 5, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-tormenta-de-espadas-george-r…/217631
“A Glória dos Traidores” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 6, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-gloria-dos-traidores-george-…/225353
“O Festim dos Corvos” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 7, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-festim-dos-corvos-george-r-…/1526193
“O Mar de Ferro” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 8, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-mar-de-ferro-george-r-r-mar…/2159616
“A Dança dos Dragões” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 9, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-danca-dos-dragoes-george-r…/11220195
“Os Reinos do Caos” – As Crónicas de Gelo e Fogo, Livro 10, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/os-reinos-do-caos-george-r-r…/12289457

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top