A Dom Quixote, que é uma das chancelas do grupo LeYa, e a responsável pelos direitos de publicação de Salman Rushdie, autor de obras como “A Casa Golden”, “Dois Anos, Oito Meses e Vinte e Oito Noites”, “Os Filhos da Meia-Noite”, “Os Versículos Satânicos” e/ou “Grimus”, já garantiu que “Quichotte”, a sua obra mais recente, que figura entre os finalistas da edição de 2019 do prestigiado Man Booker Prize, vai chegar a Portugal no próximo ano de 2020.
Neste livro, que é uma homenagem à colossal narrativa de Cervantes, ele conta uma história moderna sobre a demanda pelo amor e pela família.
Salman Rushdie criou a personagem Sam DuChamp, um escritor medíocre de thrillers de espionagem, que cria Quichotte, um vendedor obcecado pela televisão, que se apaixona por uma estrela televisiva.
Quichotte parte com o seu filho, que assume um carácter imaginário, Sancho numa busca picaresca por toda a América para provar que merece a mão da sua amada, enfrentando os perigos tragicómicos de uma época em que tudo pode acontecer. Paralelamente, o seu criador, numa crise de meia idade, enfrenta desafios igualmente urgentes.
Assim como Cervantes escreveu \”Don Quixote\” para satirizar a cultura do seu tempo, Rushdie leva o leitor num passeio selvagem por um país à beira do colapso moral e espiritual.
Foto: Salman Rushdie por Thomas Prior
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu em Bombaim, na Índia, em 1947. Oriundo de família muçulmana liberal e abastada, aos treze anos, Salman Rushdie foi estudar para Inglaterra, onde acabou por permanecer, tendo se tornado súbdito britânico. Formou-se em História no King’s College, em Cambridge, no ano de 1968. Após uma breve carreira como ator, três anos mais tarde, passou a dedicar-se à literatura. O seu romance “Os Filhos da Meia-Noite” ganhou o prestigioso Booker Prize (1981), o Booker of Bookers (1993) e o Best of the Booker (2008). Por outro lado, “Os Versículos Satânicos” (1988) valeu-lhe o Whitbread Prize e uma sentença de morte, promulgada pelo aiatolá Khomeini. A obra de Rushdie é marcada pelo fascínio pelas cultura e mitologia indo-europeias, sendo constituída por fábulas alegóricas sobre temas históricos e filosóficos.
Sugestões de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Quichotte”, de Salman Rushdie (Edição em língua inglesa, Random House, WOOK):
https://www.wook.pt/livro/quichotte-salman-rushdie/23006562
“A Casa Golden”, de Salman Rushdie (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/l…/a-casa-golden-salman-rushdie/21607858
“Dois Anos, Oito Meses e Vinte e Oito Noites”, de Salman Rushdie (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/…/dois-anos-oito-meses-e-vinte…/16807859
Leitores residentes no Brasil:
“A Casa Dourada”, de Salman Rushdie (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/e5afc424-492d-4757-8548-e018b…
“Os Filhos da Meia-Noite”, de Salman Rushdie (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/3d719408-0cb9-4570-8778-a8357…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!