Alice Vieira, um dos nomes maiores da literatura em Portugal, apresenta hoje a sua mais recente obra, “Só Duas Coisas Que, Entre Tantas, Me Afligiram”, um conjunto de crónicas sobre o seu quotidiano, momentos que a marcaram e que poderiam ser vividos por cada um de nós, sendo Júlio Isidro, o convidado que irá apresentá-la.
O bar do Rick em Casablanca, o Santini em Cascais, o buliçoso mar da Praia do Guincho, o pequeno mundo circunscrito inteiramente no boulevard Richard Lenoir, em Paris, a enigmática redação do Diário de Lisboa, são apenas algumas das memórias que acompanham, teimosamente, a existência da prestigiada escritora portuguesa e nunca a afligiram.
E os momentos relatados não se esgotam aqui. As intermináveis viagens da autora através dos livros, onde se encontra com personagens imortais no nosso imaginário há várias décadas: Asterix e Alice (criada e eternizada por Lewis Carroll no seu País das Maravilhas), as inúmeras visitas a bibliotecas e feiras do livro, misturam-se com datas e efemérides que adquirimos como nossas: o Dia dos Avós, o Dia da Mulher, a Implantação da República a 5 de Outubro, sem esquecer, claro, o Dia dos Namorados.
Por último, mas não menos importante, o chá levado pelos Portugueses para as terras de Sua Majestade Isabel II, a crise e os ilustres que nos deixam e que de alguma forma nos marcaram.
Um lançamento a não perder!
Foto: Alice Vieira/Divulgação
Sobre a autora:
Nascida em 1943, em Lisboa, Alice Vieira é licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Ainda jovem, iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, no Diário de Lisboa. Trabalhou em vários jornais, entre os quais o Diário de Notícias até 1990, data em que deixou o jornalismo diário, para ficar como freelancer, sendo durante muitos anos colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Activa. Atualmente está reformada do jornalismo, mas trabalha no Jornal de Mafra e na revista juvenil Audácia. \”Rosa, minha irmã Rosa\”, o seu primeiro romance juvenil foi editado em 1979. Nesse mesmo ano, venceu o Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança. Desde então, tem publicado regularmente romances juvenis, poesia, teatro, recolhas de histórias tradicionais, livros infantis, que lhe têm valido inúmeros prémios nacionais e internacionais. Tem livros traduzidos em Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Sérvia, entre outros.
Sugestão de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“Só duas coisas que, entre tantas, me afligiram”, de Alice Vieira (Casa das Letras, Wook):
https://www.wook.pt/livro/so-duas-coisas-que-entre-tantas-me-afligiram-alice-vieira/19319245
Boas leituras!