O Sonhando Entre Linhas esteve presente num evento exclusivo para bloggers promovido pelo Grupo Porto Editora, a fim de apresentar a programação da 87ª edição da Feira do Livro de Lisboa. O evento decorreu na Livraria Bertrand Chiado, em Lisboa, no âmbito do projeto Autores que nos unem.
Desde já, quero agradecer o convite feito pela editora. O Ricardo, do blog “O Informador”, a Cláudia Simões, do blog “A mulher que ama livros”, a Patrícia, do blog “Bookaholic Kingdom”, a Célia, do blog “Estante de Livros”, e a Sofia, do blog “BranMorrighan”, também estiveram presentes.
Foram divulgadas, em primeiríssima mão, as primeiras confirmações para a 87ª edição da Feira do Livro de Lisboa, o maior evento literário do país e que ocorre anualmente.
Richard Zimler, Sueva Casati Mondignani, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Luís Sepúlveda, José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho e Bruno Vieira Amaral são apenas alguns dos nomes já confirmados.
Haverá muitas surpresas este ano, incluindo algumas atividades que irão muito para além das habituais sessões de autógrafos, numa clara aposta no conceito “pensar fora da caixa”. Tertúlias, workshops e showcookings também fazem parte da programação prevista.
A mais recente proposta de Gonçalo M. Tavares é a obra “A mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado”. Neste primeiro livro que envolve o universo mitológico, o autor recorre à narrativa oral e mistura-a com o fantástico. é sob esta conjugação que explica de forma brilhante, o que é a natureza humana.
Outra das presenças já confirmadas é Bruno Vieira Amaral. “Hoje estarás comigo no paraíso” resulta da investigação a um registo autobiográfico. A obra venceu o Prémio José Saramago e é editada pela Quetzal Editores.
Mantenham – se atentos às novidades que vão ser desvendadas nas próximas semanas!
Sobre os autores:
Nascido em 1970, Gonçalo M. Tavares, de 2001, publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Com “Aprender a rezar na era da técnica” recebeu o Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros. Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Foi também por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Fémina. “Uma viagem à Índia” recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas.
Nascido em 1978, Bruno Vieira Amaral formou-se em História Contemporânea pelo ISCTE, é crítico literário, ensaísta e romancista. Em 2002, foi selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico, ionline.pt e Observador. Atualmente, colabora com a revista Ler e com o Expresso. É autor do \”Guia para 50 personagens da ficção portuguesa\”. O seu primeiro romance, “As primeiras coisas” (2013, ed. Quetzal Editores), foi distinguido com o Prémio PEN CLUBE Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora e Prémio Literário José Saramago, em 2015. Foi considerado, ainda, livro do ano de 2013 pela revista Time Out Lisboa e, no mesmo ano, mereceu o destaque do Prémio Novos (na categoria de literatura). Em 2016, Bruno Vieira Amaral foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe), escolha dos jurados da plataforma Literature Across Frontiers. O seu segundo romance, “Hoje estarás comigo no paraíso” (2017, ed. Quetzal Editores), recebeu o prémio Obras Tábula Rasa 2016-2017, na categoria de ficção, e alcançou o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018. Os direitos dos seus livros foram vendidos para vários países, nomeadamente, Brasil, Israel, Macedónia e Sérvia.
Sugestões de leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“A mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado”, de Gonçalo M Tavares (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-mulher-sem-cabeca-e-o-homem-do-mau-olhado-goncalo-m-tavares/19094960
\”Hoje estarás comigo no paraíso\”, de Bruno Vieira Amaral (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/hoje-estaras-comigo-no-paraiso-bruno-vieira-amaral/19092092
Boas leituras!